Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 09-03-2015 - 09:46 -   Notícia original Link para notícia
Alpargatas vê melhora na exportação


Márcio Utsch, presidente da Alpargatas: queda do real favorece exportação


A Alpargatas, dona das marcas Havaianas, Dupé e Mizzuno, apresentou no quarto trimestre de 2014 uma aceleração nas vendas no Brasil e no exterior. Para 2015, a companhia vê um cenário favorável na área de exportações.


A companhia encerrou o quarto trimestre de 2014 com crescimento de 9,9% na receita líquida, para R$ 1,06 bilhão. No ano, o crescimento foi de 8,3%, para R$ 3,71 bilhões. O lucro líquido em 2014 somou R$ 280,2 milhões, queda de 9,6% em relação a 2013. A companhia teve um crescimento de 16,8% no lucro líquido no quarto trimestre, para R$ 84,9 milhões, mas não foi suficiente para compensar perdas no primeiro semestre com queda de vendas e gastos com marketing mais altos no período da Copa do Mundo.


No Brasil, a receita líquida em 2014 aumentou 6,1%, para R$ 2,57 bilhões. As vendas na Argentina avançaram 6,7%, para R$ 644,4 milhões. Os negócios internacionais, por sua vez, cresceram 23,9%, para R$ 500,8 milhões. "A Europa e os EUA estão indo bem economicamente, temos oportunidades muito boas de crescer", disse Márcio Utsch, presidente da Alpargatas.


O executivo observou que a Alpargatas abriu unidades próprias na Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda e em Luxemburgo, ampliando para dez o número de países da Europa com operação direta. A expectativa é que essas unidades ampliem as vendas em 2015. "A desvalorização do real traz uma oportunidade para obter uma receita adicional e a companhia está preparada para aproveitar essa fase de descolamento do câmbio", afirmou.


No mercado brasileiro, a companhia foi impulsionada no último trimestre do ano pelo aumento nas vendas de sandálias e pela consolidação da operação da Osklen. Tipicamente, 35% a 40% das vendas da Osklen são geradas no quarto trimestre. As vendas da Osklen somaram 513 mil unidades de calçados, vestuário e acessórios no quarto trimestre e no ano. As vendas totais da Alpargatas em 2014 cresceram 3,2% em volume, para 235,6 milhões de unidades.


Utsch acrescentou que a marca Havaianas ganhou dois pontos percentuais em participação de mercado, ampliando sua liderança no segmento de sandálias. As vendas de sandálias, incluindo Havaianas e Dupé, aumentaram 3,5% no ano de 2014, para 218 milhões de unidades vendidas no país. A categoria de não sandálias, por sua vez, cresceu 67,9% no trimestre.


Na área de varejo, a Havaianas abriu 30 lojas no quarto trimestre, chegando a um total de 508 unidades no país. Desse total, há 389 lojas da bandeira Havaianas, 80 lojas da Osklen, 18 lojas da Timberland e 21 Megashop.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.