Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 04-03-2015 - 09:17 -   Notícia original Link para notícia
Minas pode atrair investidor indiano

Câmara de Comércio Índia-Brasil trabalha no estreitamento dos laços entre os países



Para Lund, Minas sai perdendo quando o assunto é a divulgação de suas potencialidades no exterior/Laura Fonseca / Divulgação


A Câmara de Comércio Índia-Brasil trabalha no estreitamento dos laços entre os países e em breve deverá anunciar investimentos de empresas indianas em território brasileiro. Minas Gerais está no páreo, já que, assim como São Paulo e Rio de Janeiro, oferece mão de obra qualificada, localização estratégica e representatividade nacional.

No entanto, o Estado sai perdendo quando o assunto é a divulgação de suas potencialidades junto aos investidores estrangeiros. A análise é do diretor da International Business Desk do escritório Coimbra & Chaves Advogados, John Michael Berude Lund.

Lund, que tem participado de visitas àquele país com empresários mineiros, conta que a última viagem proporcionou importantes contatos para o fechamento de parcerias entre os países. Tanto que a comitiva trouxe na mala projetos de possíveis joint ventures nas indústrias farmacêutica, energética e bélica - áreas presentes no Estado.

"Minas Gerais tem total condição de disputar esses investimentos, até porque conta com o diferencial da qualidade de vida que os estrangeiros levam muito em consideração quando vão instalar uma unidade no Brasil. São Paulo e Rio já contam com a saturação do trânsito e dos custos. Por isso, é preciso que o governo mineiro esteja atento às oportunidades e comece, o quanto antes, a trabalhar seu marketing lá fora", diz.

Ele destaca que Rio e São Paulo se vendem por si só e que a fama internacional e a história que trazem consigo funcionam como diferenciais para os investidores de outros países. Mas esse não é o caso de Minas Gerais. "O Estado precisa de um trabalho para mostrar que oferece múltiplas possibilidades, com custo menor, qualidade de vida maior, boa localização e mão de obra qualificada. Não adianta ficar parado ou apenas dizer que possui órgãos especializados em negociar os investimentos. preciso fazer os aportes acontecerem de fato", explica.


Oportunidades - Em relação ao trabalho que está sendo feito pela Câmara de Comércio Índia-Brasil junto aos empresários indianos, o diretor afirma que se dá no sentido de estreitar o relacionamento entre os empresários dos dois países como forma de troca de experiências e oportunidades. "Ao mesmo tempo que eles têm a criatividade e a aspiração por negócios promissores, nós temos o mercado e a necessidade de enfrentar a crise atual. Unindo os dois fatores será possível que ambos colham os frutos", conta.

No entanto, ele ressalta que não se trata apenas de importação e exportação de produtos. Os objetivos da entidade vão muito além e incluem a formação de joint ventures e a realização de investimentos robustos.

"Sinto muito otimismo com as possibilidades de negócio entre a Índia e o Brasil. E isso precisa ser bem elaborado e pensado, porque pode significar uma solução para o atual ambiente depressivo que nosso país se encontra", avalia.

O próximo embarque da comitiva está previsto para maio, quando os empresários terão nova oportunidade de dar andamento às negociações. "Espero retornar dessa viagem com a confirmação do investimento na mala e, de preferência, trazê-la para Minas Gerais", conclui.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.