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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 04-03-2015 - 09:11 -   Notícia original Link para notícia
Fenabrave apura queda de 26,7% nas vendas em fevereiro

Em fevereiro, foram emplacados 185.961 veículos, ante 259.325 no mesmo mês de 2014 e 253.801 em janeiro/Alisson J. Silva


São Paulo - A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou ontem os dados fechados das vendas em fevereiro de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O mês encerrou com uma queda de 28,3% nas vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 26,7% ante janeiro.

No segundo mês de 2015, foram emplacadas 185.961 unidades, ante 259.325 em fevereiro de 2014 e 253.801 em janeiro. Com o resultado, as vendas somam 439,7 mil unidades no primeiro bimestre, recuo de 23,1% na comparação com igual período do ano passado.

Parte dessa queda é atribuída ao menor número de dias úteis em fevereiro deste ano (17 dias), devido ao feriado de Carnaval, na comparação com o mesmo mês do ano passado (20 dias) e janeiro (21 dias). Em 2014, o carnaval foi em março.

Soma-se a isso o fim da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde janeiro, o crédito mais caro e mais seletivo e a baixa confiança dos consumidores e empresários, por conta da economia ruim e do ajuste fiscal em andamento pela nova equipe econômica.

Considerando somente automóveis e comerciais leves, foram emplacadas 178.822 unidades em fevereiro, o equivalente a recuos de 26,68% na comparação com janeiro e de 27,28% ante um ano atrás. Em fevereiro de 2015, foram vendidos 149.848 automóveis e 28.974 comerciais leves.

Já os emplacamentos de caminhões e ônibus juntos caíram 27,93% em fevereiro ante janeiro e 46,81% frente ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, foram licenciados 5.171 caminhões (queda de 50,1% na variação anual e de 32,64% na mensal) e 1.968 ônibus (recuo de 35,64% e 11,71%, respectivamente).

Somando motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos, o total de emplacamentos em fevereiro chegou a 290.215 unidades, queda de 22,19% ante janeiro e de 26,18% ante um ano atrás.


Revisão - A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) anunciou ontem a revisão para baixo de todas as suas projeções para desempenho das vendas do setor automotivo neste ano. A entidade espera agora que os emplacamentos de veículos novos deverão somar 2,48 milhões de unidades em 2015, queda de 10% ante o ano passado. Em 2014 ante 2013, as vendas caíram 7,1%. A nova previsão é bem mais pessimista do que a queda de 0,53% estimada no início do ano.

O segmento de caminhões deverá ter o pior desempenho neste ano. A Fenabrave prevê que as vendas de pesados deverão cair 10,5% em 2015 frente a 2014, ante projeção anterior de -1,2%. Para o segmento de ônibus, a federação revisou a previsão de tombo de 0,7% para queda de 8,5%.

Já para automóveis e comerciais leves, a entidade projeta agora queda de 10%, maior do que o recuo de 0,5% estimado no início do ano. Somando motos, implementos agrícolas e outros veículos, a Fenabrave espera que o mercado automotivo total deve cair 22,25% (ante previsão anterior de -0,43%).

Na segunda-feira passada, o Bradesco também anunciou revisão para os emplacamentos de veículos em 2015 de 0,5 para queda de 5,3%. Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores prevê "estabilidade" nas vendas, com 3,5 milhões de unidades emplacadas.


Estoque - A Fenabrave informou ainda que o estoque médio atual de veículos nas concessionárias e fábricas é equivalente a 55 dias de vendas, volume considerado três vezes superior ao ideal.

O presidente da entidade, Alarico Assumpção, avaliou que grande parte da queda nas vendas de veículos se deve ao crédito mais caro e mais restrito. Segundo ele, sete em cada dez propostas de financiamento são rejeitadas pelos bancos atualmente. "Isso já vem de um bom tempo para cá", destacou.

Assumpção avaliou que a lei que facilita a retomada do bem, sancionada em novembro de 2014, ainda não teve o efeito esperado Segundo ele, a nova legislação só deve "pegar" a partir de 2016, quando o executivo prevê que o prazo médio de retomada deverá cair de 12 para seis meses. (AE)


Vendas da Fiat recuaram 29,3% no 1º bimestre


As vendas da Fiat Automóveis no país recuaram 29,3% no primeiro bimestre na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, conforme balanço divulgado ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em meio aos resultados negativos, a montadora confirmou que concederá férias coletivas na próxima semana.

Segundo a empresa, aproximadamente 2 mil trabalhadores da produção entrarão em férias a partir de 9 de março. A paralisação irá durar 20 dias. Conforme adiantou o DIÁRIO DO COMÉRCIO, a companhia já havia comunicado o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim (RMBH) que adotaria a medida.

Com a queda significativa nas vendas, as montadoras instaladas no país estão intensificando as férias coletivas, utilizando bancos de horas e até suspendendo os contratos de trabalho. Essas medidas visam ajustar a produção em meio à demanda retraída.

De acordo com a Fenabrave, as vendas da Fiat alcançaram 85.509 unidades nos dois primeiros meses de 2015. Entre janeiro e fevereiro do exercício passado os emplacamentos de veículos da marca no país atingiram 121.030 unidades.

Somente em fevereiro, foram comercializados 35.835 veículos da marca no Brasil. O resultado representa queda de 38,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando somou 57.984 unidades. Na comparação com janeiro (49.674 unidade) a queda atingiu 27,8%.

Apesar da retração, a Fiat se manteve na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. A montadora respondeu por 20,23% das vendas no país no primeiro bimestre. Em seguida está a General Motors, com 17,72%.


Pesados - De acordo com o balanço da Fenabrave, as vendas da Iveco Latin America, subsidiária da CNH Industrial, com planta em Sete Lagoas (região Central), caíram 40,2% no primeiro bimestre, ante igual intervalo do ano passado. O resultado passou de 2.312 veículos para 1.382 unidades.

Somente em fevereiro, foram emplacados 652 veículos, entre caminhões, ônibus e comerciais leves. O volume representa queda de 10,6% na comparação com o mês imediatamente anterior (730 unidades). Já em relação ao mesmo período de 2014, quando as vendas totalizaram 1.045 unidades, houve queda de 37,6%.

Os emplacamentos de caminhões da Mercedes-Benz, com unidade em Juiz de Fora (Zona da Mata), somaram 2.995 unidades nos dois primeiros meses de 2015. O resultado é 43,7% inferior ao verificado no mesmo intervalo do ano passado (5.321veículos).

Em fevereiro, as vendas da montadora alemã recuaram 33,8% em relação ao mês imediatamente anterior, passando de 1.803 unidades para 1.192 veículos. Na comparação com janeiro de 2014, quando atingiu 2.552 caminhões, houve recuo de 53,2%, de acordo com as informações da Fenabrave.


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