Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 03-03-2015 - 09:39 -   Notícia original Link para notícia
Fiat planeja conceder férias coletivas

Em meio à forte queda nas vendas de veículos no país, a Fiat Automóveis deverá conceder na próxima semana férias coletivas para seus trabalhadores. A montadora já comunicou a paralisação, sem data para retorno, ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As férias coletivas deverão ser iniciadas em 9 de março. De acordo com informações da entidade, apesar de a empresa comunicar as férias coletivas, o número de funcionários que ficará em casa não foi informado.

Procurada, a Fiat não confirmou se realmente suspenderá suas operações na próxima semana. A empresa é obrigada a informar o sindicato com 15 dias de antecedência, mas pode desistir de conceder as férias coletivas no período.

As férias coletivas vêm se intensificando desde o ano passado em função da retração nas vendas no país. O setor é afetado pela estagnação da economia e pela retração na oferta de crédito, entrou outros fatores.

Em janeiro, por exemplo, os emplacamentos de veículos da marca no Brasil caíram 21,3% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Foram vendidos 49.879 automóveis e comerciais leves, contra 63.051 unidades em 2014, conforme informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em 2014, a Fiat concedeu algumas férias coletivas. Entre o Natal e o Ano Novo, aproximadamente 15 mil funcionários ficaram em casa. Com a medida, cerca de 12 mil veículos deixaram de ser produzidos nos quatro dias úteis de paralisação da montadora de Betim. Neste ano, a empresa prolongou a parada prevista para o período do Carnaval.

Além de férias coletivas, algumas montadoras recorreram à suspensão temporária dos contratos de trabalho e bancos de horas para reduzir o ritmo de produção em suas fábricas. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam que a produção no país recuou 13,7% em janeiro na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.

A produção atingiu 204,8 mil unidades em janeiro. No mesmo intervalo de 2014, o volume produzido pelas montadoras brasileiras atingiu 237,7 mil unidades,conforme informações da associação.

Apesar do momento negativo do mercado brasileiro, recentemente a Fiat confirmou a manutenção de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões entre 2011 e 2016 em Minas Gerais. Um dos principais projetos é a nova área de pintura da montadora, prevista para entrar em operação no final deste ano.

A linha terá capacidade para pintar 950 mil carrocerias de automóveis ao ano. O galpão terá 500 metros de extensão e altura equivalente a três andares.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.