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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 28-02-2015 - 11:45 -   Notícia original Link para notícia
Cedro pretende aumentar exportações

Cedro pretende aumentar exportações


Empresa, que já chegou a ter 15% da receita proveniente das vendas ao exterior, quer aproveitar alta do dólar


Leonardo Francia


A escalada do dólar frente ao real deve impulsionar as exportações da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira S/A (Cedro Têxtil), sediada em Belo Horizonte. A empresa, que já chegou a ter 15% de sua receita proveniente das vendas para o exterior, está atenta às oportunidades e se prepara para atender o mercado externo, tendo como diferenciais competitivos a qualidade dos produtos e o bom atendimento.

"O dólar subindo é um estímulo muito grande para aumentarmos os embarques. A maioria de nossos compradores está na América do Sul. E são clientes que, em função da proximidade com o Brasil, colocam na balança não só o produto de qualidade que oferecemos, mas também o atendimento prestado", afirma a gerente de Exportações da Cedro, Alessandra Lionel.

Segundo ela, no continente, Peru e Equador são os mercados que mais se destacam. No entanto, no final de janeiro, a Cedro participou, mais uma vez, da Colombiatex 2015, que aconteceu em Medellín, onde fechou negócios da ordem de US$ 1 milhão com clientes colombianos, montante que espera repetir nos próximos meses.

"A feira é sempre boa em termos de negócios para a Cedro, que já participa do evento há muito tempo. complicado falar em números, porque temos que levar em consideração também os negócios que são fechados após a feira, com clientes contactados lá", diz a gerente de Exportações.

Ainda conforme Alessandra Lionel, o país vizinho é "um polo de moda". "Lá existem grandes marcas em atividade há mais tempo que no Brasil. E as pessoas, especialmente as mulheres, gostam de moda. Além disso, a localização da Colômbia é favorável para atender o mercado dos Estados Unidos, toda a América do Sul e a América Central", explica a gerente.

A participação da Cedro na Colombiatex 2015 contou com o apoio do Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira (TexBrasil), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com informações da Abit, as 14 empresas brasileiras participantes do grupo coordenado pela entidade fecharam mais de US$ 6,6 milhões em negócios, com previsão de chegar a US$ 19,4 milhões nos próximos 12 meses.

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Agenda - O foco no mercado externo não se restringe apenas à Cedro. A associação estabeleceu uma agenda de prioridades para 2015 e um dos pontos que serão atacados será o fortalecimento do comércio exterior pelas empresas do setor. A ideia é desenhar um mapa de oportunidades e inserir o segmento nas redes globais, mapeando todas as oportunidades, aqui e elá fora.

Ao mesmo tempo, a Abit quer fortalecer o elo mais frágil da cadeia, que são as confecções. A ideia é desonerar o segmento, permitindo que ele cresça para se tornar mais competitivo e produtivo, conseguindo atender o varejo doméstico e o mercado externo.

A Cedro completa neste ano 143 anos de atividades. Além da sede na Capital, a empresa tem quatro fábricas no Estado - em Sete Lagoas e Caetanópolis, ambas na região Central, e em Pirapora, no Norte de Minas. A companhia mantém, ainda, um centro de distribuição de produtos têxteis em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e outro em Pirapora.



A Cedro, que completa neste ano 143 anos de atividade, tem quatro fábricas e dois centros de distribuição no Estado/Cedro / Divulgação



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