Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 27-02-2015 - 10:47 -   Notícia original Link para notícia
CNI: índice de produção alcança os 42,7 pontos

O índice de produção industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiu 42,7 pontos em janeiro, acima do registrado em dezembro, 38,3, segundo a pesquisa mensal Sondagem Industrial, divulgada ontem. Conforme a CNI, o resultado abaixo da linha dos 50 pontos, em uma escala de 0 a 100, representa "continuidade do quadro de desaquecimento da atividade".

A sondagem mostra que o indicador do número de empregados na indústria foi 44,4 pontos no último mês. O índice ficou ligeiramente acima dos 44,2 pontos de dezembro e supera os 48 pontos de janeiro de 2014. Já o percentual médio de utilização da capacidade instalada caiu para 67% em janeiro, contra 68% em dezembro. Houve queda também na comparação com janeiro de 2014, que registrou 70%.

Os estoques ficaram estáveis, com 50,5 pontos. Em janeiro de 2014, o indicador representava 49,2 pontos. No caso da evolução dos estoques, o resultado de janeiro ficou em 50 pontos, superando o de dezembro, 47,5 pontos.


Pessimismo - A deterioração dos indicadores de produção da indústria continua minando o otimismo dos empresários com o setor no curto prazo, revela a sondagem. Todos os índices de expectativas para os próximos seis meses pioraram em fevereiro na comparação com os dados da pesquisa de janeiro. Agora, todas as avaliações passaram a ser negativas.

Na escala na qual valores abaixo dos 50 pontos representam uma perspectiva de queda, o indicador de demanda para os próximos seis meses se inverteu de um otimismo moderado de 50,9 pontos em janeiro para um pessimismo de 48,9 pontos em fevereiro. Com isso, as estimativas de compra de matérias-primas pioraram de 49,6 pontos para 46,9 pontos no mês.

Da mesma forma, as expectativas sobre a quantidade exportada pela indústria deixaram o patamar positivo de 50,2 pontos para chegar a 49,5 pontos este mês. As perspectivas sobre o número de empregados no setor, que já eram pessimistas em 46,7 pontos, ficaram ainda piores, caindo para 44,9 pontos.

Com a espera pelos empresários de um cenário tão ruim à frente, o Índice de Intenção de Investimento da indústria também recuou no mês, caindo de 52 pontos para 49,4 pontos. Na comparação com janeiro do ano passado, esse indicador apresentou uma queda de 10,1 pontos.(ABr/AE)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.