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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 26-02-2015 - 08:15 -   Notícia original Link para notícia
BHTrans entrega ao prefeito Marcio Lacerda projeto executivo de novo terminal rodoviário

Enfim o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar, e o diretor de Planejamento, Célio Freitas, entregaram ao prefeito Marcio Lacerda, o projeto executivo do novo terminal rodoviário da cidade, no bairro São Gabriel, na região Nordeste da cidade. O projeto já está há mais de dois anos atrasado e demandará pelo menos 18 meses apenas para ser construído, o que quer dizer que sua conclusão deverá ficar para 2017.

Lacerda afirmou na última terça-feira, que a única pendência em relação ao empreendimento diz respeito a algumas desapropriações na área de implantação do sistema viário, mas que o processo não impedirá o início das intervenções. "O cronograma de obras deverá ser definido em breve", garantiu.

O novo terminal será construído pela empresa SPE Terminal Belo Horizonte S/A, que venceu a concorrência pública para construção, implantação, gestão, manutenção e operação do novo terminal.

Apesar do primeiro edital ter sido publicado em 10 de novembro de 2010 e prever o início dos trabalhos em julho de 2011, vários atrasos ocorreram desde então. Primeiro no processo licitatório, depois na remodação das famílias que vivem na região. E os trabalhos continuam sem data para começar.

Depois de uma primeira previsão de conclusão da remoção das famílias do local para o começo de 2013 frustrada, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na época, reviu o cronograma com estimativa de término dos trabalhos em junho de 2013, o que também não ocorreu e o imbróglio se estendeu por 2014 quase que por inteiro.


Supervisão - O valor gasto com as desapropriações que ocorreram sob a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) não foi revelado. Mas a PBH estimou anteriormente que os gastos com os processos de desapropriação, remoção e reassentamento das famílias ficariam entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões somente na etapa de remoção.

Conforme já informado, ao todo, os aportes para a construção da nova rodoviária chegarão a quase R$ 100 milhões. Deste total, a SPE Terminal Belo Horizonte S/A arcará com R$ 62,6 milhões.

Somente a construção do terminal custará cerca de R$ 50 milhões. O restante será dividido entre as obras viárias a serem realizadas no entorno do empreendimento (R$ 6,5 milhões) e o pagamento da outorga (R$ 6,1 milhões). O complexo deve ter dois pavimentos, com 35,5 mil metros quadrados de área construída, e será ligado por passarelas à Estação BHBus São Gabriel.

Estão previstas 41 plataformas, com expansão para 56, caso seja necessário. Além disso, haverá área de estocagem com capacidade para 23 ônibus, 400 vagas de estacionamento coberto para automóveis, embarque e desembarque no mesmo nível e praça de alimentação.

Depois do início das operações do novo terminal, a antiga rodoviária do centro de Belo Horizonte será usada como um terminal para ônibus metropolitanos e também atenderá à demanda dos ônibus de turismo que chegam e partem da Capital. Antes, porém, segundo já informou o presidente da BHTrans, o governo do Estado irá licitar as obras de reforma do prédio.


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