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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 21-02-2015 - 10:51 -   Notícia original Link para notícia
Carnaval de BH recebeu aporte de R$ 5,5 milhões

Evento contou com 289 atrações, sendo 92 apresentações artísticas e 18 Djs na Savassi; pelas ruas, 177 blocos


Os blocos foram os grandes curingas do Carnaval, animando os foliões que optaram por ficar nas ruas/Samuel Mendes


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), promoveu 289 atrações no período carnavalesco. Foram 92 apresentações artísticas e 18 Djs na Savassi. Pelas ruas, 177 blocos, cadastrados pela Belotur, fizeram a alegria de foliões de todas as idades desde o dia 7 de fevereiro. Na avenida Afonso Pena, desfilaram nove blocos caricatos no dia 16 de fevereiro. No dia seguinte, desfilaram seis escolas de samba.

O Carnaval de Belo Horizonte 2015 teve um público estimado em pouco mais de 1,5 milhão de foliões, divididos nos 14 palcos da Estação do Samba, nos dois dias de desfile na avenida e nos 177 blocos de rua cadastrados pela Belotur.

A festa gerou cerca de 4.700 mil postos de trabalho temporários, por meio das quatro empresas produtoras envolvidas na organização e operação da festa. Apoio no palco, camarins e área de convidados, técnicos de sonorização, cenografia, segurança, brigadistas, carregadores, recepcionistas, assistentes de produção, iluminação e uma série de outros profissionais, todos estratégicos para garantir a tranqüilidade, o conforto e a diversão. No comércio eventual, cadastrados pela Belotur, foram gerados 1.180 postos.

A Corte Momesca de Belo Horizonte esteve presente em 88 eventos, entre públicos e particulares, desde o momento de sua eleição em 8 de dezembro. Em 2014 a Corte teve 50 compromissos.

"Os resultados inserem Belo Horizonte na agenda nacional da folia, nos principais carnavais de rua do Brasil e ao mesmo tempo passa a ser reconhecido como o maior evento da capital mineira. Está consolidado como um Carnaval seguro, familiar, democrático e de graça", avalia o presidente da Belotur, Mauro Werkema.


Investimento - O investimento na folia, que este ano ganhou o slogan "Carnaval de BH - A Casa é sua e a festa também", foi de R$ 5,5 milhões, entre recursos próprios e de patrocinadores. O valor foi 2,6 vezes maior do que o montante aplicado em 2009, quando foi disponibilizado R$ 1,5 milhão para a festa.

Pela segunda vez, a Skol foi a empresa patrocinadora oficial do Carnaval de Belo Horizonte, que conta ainda com o patrocínio da TIM e do governo de Minas, com subsídio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com a parceria cultural do Sesc e do site de notícias e entretenimento Sou BH.

Serão realizadas 9.200 instalações de banheiros (até 22/02) químicos nos eventos carnavalescos. Foram disponibilizadas 1.800 cabines, por meio de cinco fornecedores. Em blocos de grande concentração de pessoas são instalados o número maior de banheiros.


Agências - Informações levantadas junto às agências que fizeram parte do projeto apoiado pela Belotur, por meio do BH Receptiva, quando foram desenvolvidos os pacotes âncora para o Carnaval 2015, avaliam positivamente o Carnaval de Belo Horizonte com potencial para crescimento das vendas a partir do posicionamento da cidade como um dos grandes destinos da folia no Brasil. O destaque na mídia, inclusive nos jornais de rede nacional, ajudou a divulgar o destino e fortalece a sensibilização de novos visitantes para a escolha do próximo Carnaval.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) ressaltou ainda a aproximação entre o setor de hotelaria e as agências de viagem gerando oportunidades de negócios e perspectivas que vão além do Carnaval. A geração de novos produtos, os pacotes oferecidos, também foi um ponto positivo. A ação ajudou a cidade a se posicionar como destino de lazer e opções para seus visitantes. Os receptivos esperam que as parcerias se estendam para outros períodos.

Houve um crescimento médio de 50% na procura de serviços turísticos para o período, e um aumento de 20% na venda de serviços (passeios, traslados, etc.) no período do Carnaval.

De acordo com análise do Observatório do Turismo, sistema de monitoramento de informações turísticas da Belotur, constata-se uma redução na taxa média de ocupação no período do Carnaval de 2015 em relação a 2014. Mas ressalta-se que no ano de 2014 houve um incremento de 37 novos hotéis o que impactou na taxa média de ocupação dos hotéis. Outro fator importante a ser considerado é que a partir de novembro de 2014 houve uma redução de 30,41% na taxa média de ocupação conforme os dados fornecidos pela entidade de classe, o que pode ser atribuído à crise econômica e política que vive o país.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG), a média de ocupação foi de 39%, com uma diária média de R$ 192. Em 2014 esses dados foram 57% e R$ 232, porém a associação ressalta que o número de hotéis cresceu bastante.

No segmento de alimentação fora do lar, o crescimento médio de bares e restaurantes foi de 70% em relação ao mesmo período em 2008. Em relação ao ano passado, a evolução foi de 30% nos estabelecimentos próximos aos palcos da Estação do Samba ou nas imediações do percurso dos blocos de rua. O destaque ficou para o Centro e Savassi. Os bares e restaurantes mais distantes da folia também registraram aumento médio de 10%. O aumento chegou a 100% no Barba Azul, na avenida Getúlio Vargas.



SLU gastou quase R$ 1 milhão com Carnava


Nos quatro dias de operação, foram mobilizados, em média, 250 agentes de trânsito da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) por dia e 10 reboques leves e pesados. No dia 16, segunda-feira, quando a cidade recebeu o maior número de pessoas, mais de 280 agentes da empresa estavam nas ruas.

As principais operações foram, a partir de sábado, no entorno da Rodoviária; na regional Leste (bairro Esplanada); na Praça da Estação; na Praça da Savassi; na Praça da Liberdade; na avenida Guaicurus; na regional Nordeste (bairro União); na avenida Afonso Pena; na avenida Brasil; na Pampulha (bairro Ouro Preto); no bairro Santa Amélia e no entorno do Parque Municipal.


Transporte por táxi - De acordo com o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG), houve um aumento de 30% na demanda, em relação ao mesmo período do ano passado, superando as expectativas. O crescimento na procura surpreendeu taxistas, acostumados ao baixo movimento em janeiro e fevereiro, especialmente no Carnaval.


Fluxo rodoviário - Durante o período do Carnaval, 123,869 mil pessoas embarcaram no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, 1,6% a menos que no ano passado. No mesmo período desembaraçaram 102,126 mil pessoas, um crescimento de 4,5% em relação a 2014.


Fluxo aéreo - O aeroporto de Confins teve 174,533 mil passageiros (embarque e desembarque), o que representa um aumento de 8,79% em relação ao mesmo período em 2014, quando o fluxo indicou 160,438 mil passageiros.


Limpeza - A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) aplicou quase R$ 1 milhão na limpeza durante o Carnaval e trabalhou com uma equipe reforçada de 991 pessoas/dia. Utilizou 81 caminhões/dia para recolher mais de 370 toneladas de lixo.


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