Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 15-02-2015 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Malhação no feriado e nos fins de semana

Atentos à demanda dos clientes, empresários de academias em BH investem em adicional noturno e hora extra de funcionários para manter horários estendidos, como no carnaval


Celina Aquino


Sócio-proprietário da rede Alta Energia, Gilson Santana Júnior usa flexibilidade de horários como estratégia no negócio. A academia foi uma das únicas a funcionar por 24 horas, mas não teve quórum 



A folia está animada nas ruas de Belo Horizonte. E também nas academias. Muitos mineiros que deixaram de viajar no feriado não querem perder nenhum dia de treino e movimentam os espaços para malhar. Boa oportunidade de negócio para os empresários do setor, que podem aumentar o faturamento nos dias e horários em que estariam com as portas fechadas. A expectativa de academias que não param é receber nestes quatro dias de recesso um número significativo de alunos, ainda mais com a retomada do carnaval na cidade. Funcionar em fins de semana e feriados é uma das estratégias para atrair clientes, mas é preciso se preparar para a nova jornada.

A Feedback espera receber 70 alunos em cada dia do feriado. Nada complicado para uma academia que desde a inauguração, há 10 anos, oferece horários estendidos. "Na verdade, considero isso um pré-requisito para me manter no mercado. Como a cada dia as pessoas têm menos tempo, muitos alunos treinam uma vez durante a semana e deixam o restante para sábado, domingo e feriado", justifica o sócio Marcus Hofman. Colocando na ponta do lápis os gastos adicionais, ele destaca que não compensaria funcionar em dias de menor movimento. Por outro lado, Hofman entende que não abrir significa perder alunos. Por isso, a academia ficará com as portas abertas até a terça-feira de carnaval. Apenas na quarta-feira de cinzas toda a equipe será dispensada.

A academia disponibiliza nos fins de semana e feriados pelo menos um professor, um recepcionista e um funcionário para serviços gerais. Hofman informa que os funcionários escalados recebem adicional noturno, hora extra e o feriado em dobro. Para os professores, ele ainda paga 30% a mais do salário a partir das 18h. Mesmo com os benefícios, o empresário revela que tem dificuldade de encontrar profissionais dispostos a se revezar em dias e horários alternativos. "Preciso contratar mais dois professores e não consigo. Normalmente, a maioria dos profissionais prioriza o trabalho como personal trainer à noite e aos sábados", diz.

O consultor, palestrante e professor dos cursos MBA do Ibmec Carlos Gustavo Caixeta aponta dois grandes desafios para as empresas na contemporaneidade: entender profundamente seu público-alvo e conseguir agregar valor aos clientes. Uma das formas de alcançar o sucesso é a alta disponibilidade, exatamente o que as academias estão dispostas a oferecer. Assim, elas mostram que estão por dentro das necessidades dos seus alunos. "O segmento de academias é um dos mais competitivos no mundo inteiro. Entendo que vale a pena estender o horário porque pode ser um gancho para atrair novos clientes e ao mesmo tempo funciona como força de retenção para seus alunos." Caixeta comenta que abrir aos sábados, domingos e feriados não é mais um diferencial em economias mais maduras, como a de São Paulo. Tornou-se fundamental para enfrentar a concorrência.


 



Marcus Hofman, da Feedback Fitness, entende que não abrir é sinônimo de perder alunos, mas reconhece dificuldade em encontrar profissionais que topem trabalhar aos sábados, domingos e feriados

VERIFIQUE A VIABILIDADE Antes de abrir as portas em dias e horários alternativos, o consultor recomenda identificar a demanda. Caso a procura seja muito pequena (menos de 5%), ele entende que não compensa o esforço. Em seguida, é indicado partir para o estudo de viabilidade. Caixeta lembra que o planejamento envolve, por exemplo, contratar funcionários com disponibilidade, garantir que todos os sistemas funcionem normalmente e investir em segurança. O aluno precisa se sentir seguro para frequentar as academias em horários de pouco movimento nas ruas. "Isso não é nada complexo, é apenas uma extensão do que você já faz, mas o nível de serviço tem que ser igual ao que o cliente está acostumado nos outros dias da semana", destaca.

Apesar de aumentar os custos operacionais, Caixeta enxerga o atendimento em horários diferenciados como uma ferramenta de relacionamento com os clientes. Além disso, é possível aproveitar o tempo maior de portas abertas para reforçar o faturamento. "O desafio é ser competente e inteligente para conseguir receitas adicionais que compensem o funcionamento extra", alerta. O consultor sugere que as empresas criem negócios alternativos, como uma lanchonete com comida saudável ou uma loja de artigos esportivos, que também funcionem sábados, domingos e feriados, aproveitando o fluxo de alunos para incrementar o ganho.

Os alunos da Alta Energia não têm desculpa para não malhar. De duas a três das 15 unidades do grupo ficam abertas durante os feriados. O rodízio entre lojas próprias e franquias é pensado para, a cada vez, contemplar regiões diferentes da cidade. Foram escolhidas este ano as academias do Buritis, Cidade Nova e Sete Lagoas. O sócio-proprietário da rede Gilson Santana Júnior explica que a flexibilidade de horário é uma das estratégias para falar a linguagem dos clientes. "Tentamos sempre oferecer um horário em que o cliente possa vir. Assim fazemos com que ele não deixe de frequentar a academia. Além disso, é recomendado fazer exercício físico pelo menos três vezes por semana para ter benefício", comenta. E mais: oferecendo alternativas, o aluno cria o hábito de fazer atividade física e atinge seu objetivo. Alcançando a meta, ele não quer mais sair da academia.

Por causa da demanda, as unidades ficam com as portas fechadas apenas quatro vezes ao ano. A Alta Energia chegou a ser uma das únicas academias com 24 horas de funcionamento em Belo Horizonte. Apesar de a ideia não ter vingado, Gilson conta que os sócios estão atentos ao público interessado em malhar durante a madrugada para voltar a estender o horário. Atualmente, quase todas as unidades abrem das 6h às 23h.


Feedback
www.feedbackfitness.com.br
(31) 3227-1771
De segunda a quinta, das 6h às 23h
Sexta, das 6h às 22h
Sábado, das 9h às 15h
Domingo e feriado, das 9h às 13h

Alta Energia
www.altaenergia.com.br
De segunda a quinta, das 6h às 23h
Sexta, das 6h às 22h
Sábado, das 8h às 17h
Domingo, das 9h às 13h


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.