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Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 14-02-2015 - 10:46 -   Notícia original Link para notícia
A importância do plano de negócios

Ferramenta eficaz, que pode evitar a falência de novas empresas


Roosevelt Fagundes
Diretor da Estruturart Capital



Ter um plano de negócios estruturado é o primeiro passo que um empresário deve dar em busca do sonho de ter um empreendimento próprio. Conforme dados do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, foram criadas 944.678 novas empresas no Brasil no primeiro semestre de 2014. O número é recorde e representa um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período no ano passado, quando o número foi de 905.468 novos empreendimentos. O plano de negócios ajuda a definir, corretamente, a necessidade de crédito da empresa, estabelecendo as melhores linhas de financiamentos para que a captação seja feita conscientemente, visando ao crescimento do negócio.



Devido ao grande número de empresas abertas a cada ano, o novo empresário deve estar ciente dos riscos que o cerca e ter um direcionamento sobre qual o caminho mais indicado para colocar o negócio em prática com mais segurança. É importante avaliar o mercado e saber, exatamente, aonde se quer chegar, qual público quer atingir, qual será o investimento feito e como realizá-lo de forma consciente, entre outros aspectos. O planejamento pode ser aplicado tanto em uma empresa iniciante quanto em uma organização já existente para estruturar e guiar os empresários pelos caminhos mais assertivos. O plano de negócios faz um levantamento sobre a empresa, apontando quais as necessidades, indica quais os melhores financiamentos para se arcar com a dívida em aquisição. O documento apresenta quanto a empresa gastará com a previsão de receita, gastos e ganho. Com o plano pronto, o banco tem uma visão mais abrangente da empresa com condições para avaliar se a empresa pode ou não conseguir o financiamento. Traçar esse plano é importante por permitir fundamentar uma decisão de investimento e conseguir credibilidade no processo de captação de recursos no mercado financeiro. As instituições financeiras oferecem uma série de linhas de crédito, com diferentes propósitos, voltados para diversas ações. No plano de negócio, o empresário consegue identificar quais são as suas necessidades, se aquele financiamento é voltado para a estruturação de um novo negócio, ampliação de atividades, aquisição de equipamentos, capital de giro e reestruturação financeira, entre outros. É possível, também, identificar qual o melhor banco para solicitar o empréstimo, caso seja necessário. O planejamento é estratégico e alinha as necessidades da empresa com suas realizações.



O desenvolvimento do plano força o empreendedor a conhecer informações sobre o mercado que se deseja inserir, as necessidades operacionais e o comportamento dos concorrentes, consolidá-las e entender como uma decisão pode afetar a estrutura do negócio. O plano é uma das ferramentas mais eficazes para os empreendedores que querem prosperar a empresa e não ir à falência nos primeiros anos de vida. Ele guia o desenvolvimento da organização a curto, médio e longo prazos, sendo considerado o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado e das atitudes dos empresários, proporcionando mais segurança para alcançar o êxito e promover as inovações.


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