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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 03-02-2015 - 10:00 -   Notícia original Link para notícia
Vitória de Medina incentiva mercado de roupas de surfe

Por Elisa Soares | Do RioO brasileiro Gabriel Medina venceu o mundial de surfe no fim de dezembro e representou uma injeção de ânimo para companhias relacionadas ao esporte


A vitória do brasileiro Gabriel Medina no mundial de surfe no Havaí, no fim de 2014, e as altas temperaturas levantaram as vendas de moda surfe em dezembro e janeiro. O dono da marca Armadillo, Ricardo Nasseh, afirmou que as vendas da linha praia aumentaram 40% nos dois meses em comparação a um ano antes.


"O Medina virou um ícone do esporte no Brasil", disse Nasseh. O executivo estima que o aumento nas vendas no período tenha um impacto real de 5% no faturamento da companhia do ano.


A Wollner também se beneficiou da vitória do surfista paulista. Lauro Wollner, um dos sócios da marca, disse que a venda de "boardshorts", bermudas desenvolvidas para a prática do esporte, e camisas com estampas de surf aumentaram em torno de 10%. "Sentimos sim a onda Gabriel Medina. E existe uma onda da velha guarda de querer estar com 'boardshort' novo. Os modelos mais clássicos da Wollner venderam muito bem nesses últimos 15 dias", disse.


A Rip Curl, marca de surfwear australiana, é patrocinadora do Gabriel Medina, e tem sentido o efeito direto da vitória do surfista. Segundo o presidente da marca no Brasil, Felipe Silveira, as reposições das peças nas lojas, principalmente as que levam a assinatura de Medina, estão com demanda mais alta.


Mas o executivo afirma que a proximidade do campeonato com o Natal dificultou um trabalho promocional maior. "Como a vitória foi próxima do Natal, não conseguimos fazer produtos com chamada para a vitória de Medina com agilidade. Ele venceu dia 19, e em seguida os fornecedores entraram de recesso", disse Silveira. Os produtos comemorativos chegaram às lojas em meados de janeiro.


No site da Rip Curl, a camiseta comemorativa do título de Medina se tornou a mais vendida, afirma Silveira. A companhia patrocina o surfista paulista desde 2009, e de 10% a 15% das peças das coleções da marca são assinadas por ele. "O efeito Gabriel Medina é grande em meios virtuais, e acaba redirecionando para a loja. Temos uma loja Rip Curl do Gabriel Medina em Santos, que em dezembro e janeiro vendeu a 80%", acrescentou.


Melina Franchini, da Seaster, disse que é pouco tempo para avaliar os efeitos positivos da vitória de Medina. "Mas este fator vai impactar muito no médio e longo prazo", disse.


Para o diretor comercial da Hot Buttered (HB), Silvio Cornaviera, a liderança do brasileiro no campeonato mundial pode ajudar a reaquecer o mercado. "A vitória deu uma dose extra de autoestima que a indústria precisava. As conversas sobre a crise sumiram e só se fala em oportunidades", disse Cornaviera.


Mas há quem não sinta os efeitos claros da conquista esportiva nas vendas. Procurada, a Redley informou que "não registrou nenhum aumento significativo que possa ter sido gerado pela vitória do surfista Gabriel Medina". A Star Point, loja multimarca de artigos esportivos e surfwear, também não sentiu aumento imediato nas vendas. "Acreditamos em um resultado a longo prazo", disse o gerente geral da Star Point, Enio Mandacaru.


"Impactou no sentido de dar mais visibilidade ao surfe no Brasil, mas não diretamente em termos econômicos", disse o diretor -geral do grupo Quiksilver no Brasil, Gustavo Belloc. Ele disse que a Quiksilver obteve um "ótimo desempenho" em 2014, mas graças a iniciativas que não estão relacionadas ao surfista (ver abaixo).


A rede de lojas Renner informou ver como tendência para este ano um reaquecimento da demanda por produtos de moda surf, como efeito da vitória do atleta brasileiro. "Alguns ícones do esporte acabam se tornando uma referência também para a moda. A vitória do Medina pode colocar esse nicho em evidência", afirmou Henry Costa, diretor de produtos da Renner. O executivo disse que a Renner vai ampliar a linha surfe, mas não deu mais detalhes.


A C&A fez no fim do ano passado uma parceria coma Billabong para lançar em suas lojas coleção limitada de moda praia e reforçar as linhas de itens ligados à moda surf. Procurada, a empresa informou que não dispunha de porta-voz para comentar o assunto. (Colaborou Cibelle Bouças, de São Paulo)


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