Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 31-01-2015 - 11:31 -   Notícia original Link para notícia
Faturamento da rede Bodytech deve somar R$ 500 mi neste ano

Montante representa um crescimento de 25% em relação a 2014


Nádia de Assis


Grupo Bodytech investiu R$ 35 milhões nos últimos dois anos/Divulgação


O Grupo Bodytech Company, detentor das marcas de academia Bodytech e Fórmula, pretende consolidar neste exercício os investimentos feitos em Minas Gerais ao longo de 2013 e 2014. Nos últimos dois anos, foram aplicados R$ 35 milhões, montante direcionado à abertura de duas unidades, uma Bodytech no bairro Belvedere (região Centro-Sul), e uma Fórmula em Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além disso, a Bodytech instalada na Savassi (região Centro-Sul) foi reformada e modernizada.

Conforme o sócio e diretor-presidente do grupo, Luiz Urquiza, mais uma unidade da Fórmula deve começar a funcionar em Minas Gerais em 2015, mas ressalta que a abertura ainda não está confirmada. Ele acrescenta que a rede optou por reduzir o volume de investimentos neste ano devido às incertezas em torno da conjuntura macroeconômica. No biênio 2013-2014, a empresa investiu R$ 320 milhões a nível nacional, enquanto em 2015 o montante caiu para R$ 75 milhões.

"Em 2015, o grupo vai diminuir o ritmo de crescimento, pois há vários fatores macroeconômicos interferindo diretamente no negócio. Por exemplo, com o crescimento econômico em torno de zero, a demanda não aumenta. A taxa de juros elevada encarece os investimentos e a alta do dólar aumenta o custo dos equipamentos importados utilizados. Além disso, há também o avanço da inflação, responsável por pressionar os nossos custos", avalia o empresário, adiantando que o ritmo mais acelerado deve ser retomado a partir do segundo semestre de 2016.

Urquiza acredita que Minas Gerais tenha potencial para receber outras sete academias da rede em médio prazo, sendo mais uma Bodytech e outras seis Fórmula. Elas podem ser inauguradas tanto em Belo Horizonte quanto em cidades do entorno ou do interior. O grupo tem aproximadamente 5 mil alunos no Estado, número que pode chegar a 6 mil até o fim deste exercício.


Faturamento - O objetivo da rede é faturar R$ 500 milhões em 2015, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2014, quando a receita acumulada foi de R$ 400 milhões. Minas Gerais é responsável por 5% dos negócios e representa, portanto, o quarto principal mercado, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O grupo tem atualmente 82 academias e, até o fim deste ano, deverá somar 97 unidades, sendo 50 Bodytech e 47 Fórmula.

Caso as estimativas se concretizem, a rede estará presente em 21 cidades, distribuídas em 15 estados e no Distrito Federal. A empresa tem 5 mil colaboradores no Brasil e aproximadamente 200 em Minas, entre professores de Educação Física, coordenadores e profissionais da área administrativa.


Franquia - Enquanto as academias da marca Bodytech são todas próprias, a Fórmula tem também unidades franqueadas. Aliás, todas as 11 inaugurações da marca confirmadas até agora para este ano serão franquias. Segundo Urquiza, a escolha do franqueado considera a disponibilidade de capital, espírito empreendedor e interesse em acompanhar de perto o desenvolvimento do negócio.

As unidades Fórmula têm entre 600 metros quadrados e mil metros quadrados. O valor do investimento varia entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão, incluindo obra, montagem da academia e taxa de franquia. O prazo para o retorno do investimento varia, em média, entre 36 meses e 48 meses. A Fórmula é uma academia compacta, voltada ao público adulto e oferece serviços de musculação, aula coletiva e atividade cardiovascular.

Já as academias Bodytech têm área mais ampla, de 2 mil metros quadrados, em média. Elas oferecem diferentes modalidades para atender às necessidades específicas de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O diretor adianta que, em breve, os clientes vão poder contar com novidades, entre elas crossfit, balé fitness e treinamento híbrido, que combina musculação e treinamento funcional.

O empresário Luiz Urquiza lidera a empresa ao lado de Alexandre Accioly. Os dois têm também como sócios os empresários João Paulo Diniz e Bernardo Rezende, o Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei.


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.