Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 30-01-2015 - 10:30 -   Notícia original Link para notícia
Após três anos tumultuados, McDonald's tem novo CEO

Por Neil Munshi | Financial Times, de ChicagoEasterbrook: veterano de redes de restaurantes populares no Reino Unido


O McDonald's está reestruturando seu comando, enfrentando dificuldades para acompanhar as mudança de gostos dos consumidores. Nomeou Steve Easterbrook, um veterano de redes de restaurantes populares no Reino Unido, para substituir Don Thompson como executivo-chefe.


Thompson foi nomeado em 2012, depois que a onipresente marca de hambúrgueres havia registrado 106 meses consecutivos de crescimento positivo das vendas em "mesmas lojas" (abertas há mais de 12 meses) nos EUA. Ele vai aposentar-se após tumultuados três anos que culminaram em notícias, na semana passada, de que a empresa registrou a primeira queda anual em vendas em "mesmas lojas" em doze anos.


Easterbrook, um ex-contador britânico, passou 18 anos na empresa antes de sair, em 2011, para tornar-se diretor-executivo da PizzaExpress. Ele deixou essa posição após menos de um ano para comandar a rede japonesa Wagamama, de restaurantes de macarrão, que deixou em 2013 para retornar ao McDonald's. Ele vai assumir os postos de presidente, CEO e membro do conselho de administração.


Thompson, veterano de 25 anos na McDonald's e seu primeiro CEO negro, prometeu, em outubro, que a empresa iria "tomar medidas decisivas para mudar fundamentalmente", após mais um trimestre decepcionante. Ele vai se aposentar em 1º de março.


Como muitos varejistas tradicionais no setor de fast-food, o McDonald's notou uma queda de vendas quando sua clientela essencial de baixa renda enfrentava dificuldades para recuperar-se da crise financeira mundial. Sob a liderança de Thompson, a empresa foi criticada devido à inclusão de muitos itens em seu cardápio de sanduíches, que tornou o atendimento mais lento e confundiu os clientes.


Mas a empresa com sede em Illinois também foi vítima de mudanças mais fundamentais no setor de alimentação, que pareceram acelerar assim que Thompson assumiu as rédeas.


Os consumidores estão cada vez mais optando por marcas cuja comida é percebida como mais saudável e feita com ingredientes mais frescos, como a Chipotle, rede de "burritos" cujo crescimento explosivo nos últimos anos contrasta nitidamente com o McDonald's, que chegou a ser seu acionista majoritário. O McDonald's também foi ameaçado por redes de hambúrguer mais sofisticadas, como a Five Guys e a Shake Shack.


"É difícil dizer adeus à McFamília, mas há um momento certo para tudo", disse Thompson. "Estou realmente confiante, ao passar as rédeas a Steve, em que ele vai continuar a levar nosso negócio e marca adiante".


Easterbrook, um ex-presidente do McDonald's Europa, tem sido CEO de marca desde 2013, incumbido de supervisionar o marketing e inovações de menu, duas áreas em que a empresa tem sido criticada. "Estou honrado por liderar esta grande marca, e estou empenhado em trabalhar com nossos franqueados, fornecedores e funcionários para fazer avançar nossas prioridades estratégicas de negócios para melhor atender nossos clientes", disse ele.


Como parte das mudanças de gestão, Kevin Fuller, que atualmente atua como "controller" da empresa, foi nomeado seu novo diretor financeiro.


Embora quedas nas vendas nos EUA tenham se tornado comuns nos últimos anos, a queda de 1% nas vendas mundiais em mesmas lojas em 2014 evidenciou o caráter internacional dos problemas enfrentados pelo McDonald's, em especial na China, Japão, Rússia e Alemanha.


A empresa reagiu cortando seu orçamento para novas lanchonetes em US$ 800 milhões.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.