Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 29-01-2015 - 10:02 -   Notícia original Link para notícia
Cônsul da Argentina defende integração de cadeias produtivas

Estado e o país vizinho deveriam adotar políticas que promovam maior participação de micro e pequenas empresas


Leonardo Francia                        


Por trás da Fiat há fornecedores de autopeças de Minas e Argentina que movimentam a cadeia produtiva do setor/Divulgação/FiatMinas Gerais e a Argentina devem caminhar para o fortalecimento das relações comerciais pensando na integração de cadeias produtivas, especialmente as de maior valor agregado, e não só na simples transação de compra e venda de produtos. Tanto o Estado quanto o país vizinho também devem adotar políticas que promovam maior participação de micro e pequenas empresas (MPEs) no comércio exterior entre as duas partes.

A avaliação foi feita pelo cônsul honorário do Brasil em Rosário, no Estado de Santa Fé, na Argentina, Ricardo Diab, que esteve ontem na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). "Este encontro tem objetivo de revitalizar os potenciais de relação entre a região do Rosário, partindo para toda a Argentina, e Minas", disse.

Porém, esta reação não se trata apenas de comprar e vender basicamente. "O comércio entre Brasil e Argentina tem muito a ver com a integração produtiva. Dificilmente uma empresa pode ser competitiva por si mesma e eternamente. A integração produtiva dá a possibilidade do produto feito em Minas, por exemplo, e acabado na Argentina ou vice-versa. Preferimos ir nessa direção, mais do que comprar e vender", explicou o cônsul.

Para Diab, que também é secretário de Comércio Exterior da Confederação Argentina das Empresa Médias (Came), as empresas que têm integração perduram através do tempo porque têm outros compromissos que não dependem só da compra e venda ou do dólar, do real ou do peso e sofrem influência de demanda e preços.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.