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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 22-01-2015 - 10:08 -   Notícia original Link para notícia
Marisa aposta em operação on-line

Por Cibelle Bouças | De São Paulo


A Lojas Marisa, quarta maior varejista de moda no país em participação de mercado, segundo a consultoria Euromonitor, vai reforçar a operação no comércio eletrônico neste ano, como parte dos seus planos para ampliar seus resultados operacionais. No fim do ano passado, a companhia fez mudanças na sua estrutura e na área logística, para ampliar a produtividade.


A loja virtual é a unidade que mais vende entre as 416 lojas da companhia, segundo Thiago Pereira, gerente de comércio eletrônico da Marisa. Amanhã a varejista vai realizar uma promoção com descontos de até 70% nos preços dos produtos do site, que está chamando de "Pink Friday". Nos dias 24 e 25, as vendas serão feitas com frete grátis para todo o país.


"A maior parte dos produtos remarcados são de coleções antigas, mas a campanha também contempla itens da nova coleção", disse Pereira. De acordo com a companhia, mesmo com o tíquete médio baixo, a venda on-line é 70% maior do que a compra média feita em lojas físicas.


A ação promocional será realizada apenas na internet. Pereira disse que o objetivo é estimular o aumento da audiência e das compras pelo site. Como parte da estratégia, a companhia também vai oferecer aos consumidores desconto para a próxima compra, nas transações acima de R$ 150.


Nos nove primeiros meses do ano passado, as vendas on-line da Marisa cresceram 327% em relação ao mesmo período de 2013. A companhia divulga o balanço do quarto trimestre no dia 12 de fevereiro.


A varejista não informa a receita exata obtida com vendas pela internet, mas Pereira diz que esse valor já supera 2% da receita total. Nos nove primeiros meses de 2014, a Marisa registrou uma receita líquida total de R$ 2,29 bilhões, alta de 9,1% na comparação anual. O lucro líquido da companhia teve queda de 87,9%, para R$ 7,2 milhões.


No fim do ano, a companhia informou que vai trabalhar para alcançar neste ano uma margem bruta de lucro acima de 50%, que é a média do setor de varejo de moda. No terceiro trimestre, a companhia atingiu margem bruta de 41,6%, ante 48,3% no mesmo intervalo de 2013.


Como parte do esforço na área de comércio eletrônico, Pereira disse que a Marisa avalia a possibilidade de realizar o "Pink Friday" mensalmente, para fidelizar a audiência da loja virtual. Para isso, fechou acordos com transportadoras para oferecer melhores condições de frete aos consumidores, principalmente clientes das regiões Nordeste e Norte. "O custo do frete é bastante relevante nessa operação, principalmente nas vendas para Nordeste e Norte, porque o valor pago por essas regiões é alto e o valor médio das vendas do site é baixo em comparação com outros segmentos de bens de consumo", afirmou Pereira.


A companhia também tem aproveitado o ambiente virtual para voltar a vender produtos de cama, mesa e banho e para testar linhas novas de calçados, moda infantil e masculina.


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