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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 17-01-2015 - 11:06 -   Notícia original Link para notícia
Brasileiro pesquisa viagem na web

Estudo mostra porém que, na hora de fechar a compra, desktop é mais utilizado que o mobile


Daniela Maciel


Que o telefone celular e as redes sociais são duas paixões dos brasileiros é fácil comprovar. Em março de 2014 o Brasil tinha 273,58 milhões de telefones celulares ativos, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Naquele mesmo mês houve um acréscimo de quase 861 mil novas linhas, quando densidade atual de aparelhos chegou a 135,3 para cada cem habitantes.

O número de pessoas que usam o Facebook todos os meses no Brasil chegou a 89 milhões entre abril e junho de 2014, segundo a consultoria eMarketer. Oito em cada dez dos mais de 107,7 milhões de internautas do país acessam a rede social mensalmente. A cada dia são de 59 milhões de brasileiros na plataforma.

Dentro desse universo de conectados, cresce o número de pessoas que usam as plataformas móveis e as redes sociais não apenas para pesquisar sobre viagens e destinos, mas também para fechar a compra de passagens aéreas e fazer reservas de meios de hospedagem.

De acordo com um estudo do Skyscanner, líder global em pesquisa on-line de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, as buscas por passagens aéreas em smartphonestiveram um aumento de 308% no Brasil e 152% globalmente, entre 2013 e 2014. O levantamento "Tendências de dispositivos móveis para buscas e reservas de viagens" analisou e comparou, durante um ano, as buscas e reservas feitas em smartphonestablets e computadores.

Os dados demonstram que, embora a maioria dos viajantes ainda use o computador para finalizar a compra de passagens, o uso de dispositivos móveis vem registrando um crescimento expressivo no momento da pesquisa de viagem. Os viajantes que usam o smartphone para procurar seus voos foram responsáveis por 15% das buscas totais do último ano. O uso dotablet, com 7% na tabela, também cresceu 52% em comparação com 2013.

Além do aumento do uso de smartphones e tablets para buscas, os brasileiros também mostraram mais confiança em fazer reservas por meio desses dispositivos. Os dados apontam um aumento de 77% no uso do tablet para reservas.

Segundo o gerente de Marketing do Skyscanner no Brasil, Mateus Rocha, o hábito de pesquisar no smartphone e fechar o negócio pelo computador deve decrescer rapidamente. "Embora o número de finalizações não esteja no mesmo patamar do número de buscas, o aumento das finalizações mobile no tablet teve um aumento expressivo de 77% no último ano, o que sugere que os viajantes brasileiros estão se sentindo mais confortáveis com a tecnologia e com o planejamento de viagens através de ferramentas como o Skyscanner, de busca e comparaçãoon-line de preços de viagens", explica Rocha.

Para o gerente, o viajante brasileiro tende a pesquisar um maior número de agências de viagens e companhias aéreas antes de efetuar sua reserva com uma delas, já que muitas empresas oferecem condições diferenciadas de pagamentos ou disponibilizam em seus programas de fidelidade benefícios que atendem às necessidades específicas de um viajante. Para ele, essas primeiras pesquisas tem acontecido cada vez mais via smartphone.

A pesquisa também detectou os picos de uso de cada dispositivo. As buscas de voos feitas pelosmartphone acontecem aos domingos, às 21h. Porém as reservas são efetuadas, às segundas-feiras, ao meio-dia, pelo computador, o que sugere que as pessoas pesquisam em casa nosmartphone mas finalizam a compra durante o intervalo do trabalho, pelo computador. Por outro lado, os usuários do tablet buscam as ofertas aos domingos à noite e finalizam as reservas às segundas-feiras, antes de dormir, às 22h, pelo mesmo dispositivo.

" interessante perceber que os viajantes brasileiros tendem a usar seus smartphones para pesquisas durante os fins de semana mas, geralmente, concluem a reserva durante a semana, pelo computador. Já no caso dos tablets, observamos que os viajantes reservam e compram pelo mesmo dispositivo, o que sugere que um dos desafios de compra nos smartphones pode ser meramente o tamanho da tela", analisa o executivo.


Conexão ruim no país ainda causa insegurança

A baixa qualidade da conexão no Brasil é um dos fatores que ainda causa insegurança nos consumidores. Mesmo assim, o mercado nacional é um dos mais promissores para a venda de produtos e insumos turísticos via mobile. "De uma perspectiva puramente cultural, o potencial do mercado é uma questão de adoção de tecnologia e qualidade do serviço. Em vários países da Ásia, por exemplo, as pessoas se sentem muito confortáveis em usar seus smartphones em praticamente todos os aspectos da sua vida pessoal. No entanto, em outras sociedades, o telefone ainda é principalmente um dispositivo de comunicação usado para fazer ligações. No caso do Brasil, acreditamos que a medida que a internet fica mais acessível, mais conectados ficam os brasileiros", avalia.

Esse novo cenário já foi percebido por muitas empresas, que se esforçam para criar funcionalidades para seus clientes. "O Facebook revolucionou a forma como interagimos e compartilhamos experiências, inclusive avaliações de viagens, companhias aéreas, hotéis e destinos. Acredito que as empresas de viagens já começaram a se adaptar às expectativas dos viajantes que buscam inspiração e sugestões sob medida e não apenas emissão e otimização de roteiros de viagens", completa.


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