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Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 17-01-2015 - 11:03 -   Notícia original Link para notícia
Turista que vem para Minas Gerais volta satisfeito

Dos entrevistados em pesquisa, 92,4% afirmaram ter intenção de repetir o destino em outras oportunidades


Daniela Maciel


Dados da Pesquisa de Demanda de 2014, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes-MG), mostram o perfil do visitante que vem a Minas Gerais. O objetivo do estudo é compreender as motivações e o nível de satisfação dos visitantes do Estado. O recorte histórico escolhido foi o período pós-Copa do Mundo, entre os meses de julho e outubro de 2014.

O nível de satisfação que abrange os serviços ou dimensões turísticas, tais como segurança pública, qualidade de hospedagem, opções de lazer e entretenimento, hospitalidade, gastronomia/restaurantes, dentre outros, teve uma média de 7,8 num total de 10, representando um aumento de 1,9%, quando comparado com 2012. Destacam-se os serviços de hospitalidade (8,8), gastronomia/restaurantes (8,8) e qualidade da hospedagem (8,5), com as maiores avaliações. Quando perguntados se a viagem a Minas atendeu às expectativas, 92,7% das pessoas afirmaram que foram atendidas plenamente ou até mesmo acima do esperado.

De acordo com o diretor de Pesquisa, Informação e Estatística da Setes, Rafael Oliveira, os resultados foram impactados pela realização do evento esportivo. A exposição positiva do Estado na mídia mundial tende a ter um efeito prolongado. "A Copa do Mundo serviu como uma boa vitrine. O principal legado para o Estado foi a percepção da marca de Minas como destino turístico. Os jogos também permitiram a melhoria da qualidade dos nossos serviços. Aumentou o número de empresas e a qualificação da mão de obra. Isso faz uma grande diferença no nível de satisfação", avalia Oliveira.

Os itens que tiveram as menores notas foram: guias de turismo e transporte público, empatados com 7,07, e preços em geral, com 6,95. Dificuldades de acesso também lideraram a lista de itens que justificam as respostas "atendeu em parte", "não satisfez" ou "decepcionou suas expectativas". Em primeiro lugar aparece "estrada ruim", com 8,6%. Em segundo "transporte ruim", com 7,4%. Em sexto "trânsito", com 3,7%. Na seqüência "transporte público ruim", com 3,1% e em décimo "horário de ônibus", com 2,5%.

"A pesquisa mostra que tempos que melhorar o acesso especialmente aos destinos menores como os distritos. O Estado é muito grande e, apesar dos esforços, ainda existem problemas. Também é importante trabalhar na profissionalização dos guias. Onde eles são bem preparados a satisfação cresce muito", explica o diretor de Pesquisa, Informação e Estatística da Setes.

A maioria (66,8%) dos visitantes é de Minas Gerais, seguida por São Paulo (12,9%) e Rio de Janeiro (7,0%). Em relação à idade, há predominância do público jovem, na faixa dos 21 a 30 anos (33,7%), e, na seqüência, pessoas entre 31 e 40 anos, representando 24,2% do total.

A motivação de viagem dos visitantes que vêm a Minas não é sólida, pois tem proporções bem parecidas. Os números mostram que 32,9% das pessoas viajam para lazer ou passeio. Logo atrás estão os motivados a visitar amigos e parentes (25,2%) e, após, vem os motivados a negócios, com 22,7%.

Dentre as pessoas que viajaram para lazer ou passeio, 44,7% buscaram o turismo cultural. Os que buscam o contato com a natureza - ecoturistas - representaram 34,0%.

Dos entrevistados, 92,4% afirmaram a intenção de voltar a Minas. Deles, 36,1% motivados por lazer, 32,6% para visitar parentes, 23% a negócios e 7,8% por outros motivos.

"São vários os motivos que trazem o turista a Minas Gerais e isso significa que temos uma oferta diversificada que atende diferentes segmentos e estratos sociais e etários. As características regionais marcantes, a história, a natureza e a economia forte atraem uma gama muito grande de turistas", avalia.


Dados - Os circuitos mineiros que as pessoas mais têm interesse de visitar, em uma próxima viagem, são o Circuito Serra da Canastra com 28,5% (Araxá, Sacramento e São Roque de Minas são alguns dos municípios que compõem o Circuito). O Circuito do Ouro segue na lista com 23,3% das intenções, tendo o município de Ouro Preto como principal polo. Em seguida, tem-se o Circuito dos Diamantes com 21,0% (Diamantina e Serro) e o Circuito das Águas com 20,3% (municípios de Caxambu e São Lourenço).

A média de permanência no Estado foi de 6,3 dias, contra 6,9 dias em 2012. O gasto médio diário do visitante aumentou 90,5%: em 2012 era de R$ 61,77, e atualmente é de R$ 117,67. Considerando o gasto médio total, durante a viagem, em 2012, era de R$ 409,31 e, em 2014, esse número saltou para R$ 742,50, representando um aumento de 81,4%.

"Foi possível verificar que os turistas têm interesse em conhecer diferentes lugares do Estado e de alguma maneira já fazem isso. Quando perguntados quanto aos destinos imediatamente anteriores e posteriores à cidade nas quais estão é comum citarem outras cidades mineiras e as capitais do Sudeste. Isso demonstra que a diretriz da integração está surtindo efeito", comemora.



O nível de satisfação que abrange serviços ou dimensões turísticas recebeu nota média de 7,8 num total de 10/Carlos Alberto Pereira / Imprensa MG


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