Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 28-12-2014 - 10:49 -   Notícia original Link para notícia
Ajuste fiscal poderá trazer credibilidade de volta ao país - 04h00

PUBLICADO EM 28/12/14 - 04h00


 A queda nas vendas em pleno Natal, divulgada por SPC, Serasa e associação dos shoppings na última sexta-feira, evidencia que vários fatores atrapalharam o desempenho do varejo em 2014. Para a economista da de Belo Horizonte (-BH), Ana Paula Bastos, entre eles estão juros e inflação altos, que corroem o poder de compra do consumidor. "Foi um ano complicado para o varejo", observa.



A estimativa é que o comércio de Belo Horizonte tenha crescimento de 2% a 2,5% no ano. No começo de 2014, a -BH tinha estimado alta de 3,5%. Em 2013, as vendas cresceram 4,61%, na ocasião. Até então tinha sido o pior resultado dos últimos cinco anos.


De acordo com ela, a situação só não é pior graças aos impactos que ainda não foram expressivos nos postos de trabalho. Ana Paula afirma que, para o país voltar a crescer, é necessário que o governo faça os ajustes fiscais, o que vai ajudar na credibilidade. "Com isso, os investimentos voltam a acontecer. Com eles, há geração de emprego e renda, que são essenciais para o consumo", diz.


O cenário para 2015 é nebuloso, mas ela descarta recessão. "O crescimento vai acontecer, só que em patamares menores. O país não está quebrado. Hoje, tem uma economia mais sólida. Vale lembrar que o país já teve inflação de dois dígitos em apenas um mês. A realidade hoje é outra", analisa. (JG)





Focus


Projeção. O índice oficial (IPCA) deve encerrar 2015 em 6,54%, ultrapassando o teto da meta fixado em 6,50% ao ano. Um dos maiores impactos virá dos preços administrados.



Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.