Leitura de notícia
O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 08-12-2014 - 10:43 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor mais passeou do que comprou durante o feriado

Geralmente, esta data costuma ser o pontapé inicial das vendas de Natal e o comércio fica otimistaFonte NormalMais NotíciasMovimento. Feriado lotou shoppings de BH e região, mas fluxo alto não foi sinônimo de comprasMesmo anunciando que iriam abrir, lojas não funcionaram ontemMesmo anunciando que iriam abrir, lojas não funcionaram ontemMesmo anunciando que iriam abrir, lojas não funcionaram ontemMesmo anunciando que iriam abrir, lojas não funcionaram ontemMesmo anunciando que iriam abrir, lojas não funcionaram ontemEconomia - Belo Horizonte, Mg. Dia 8 de dezembro e o melhor dia de compras do comercio. Movimentacao intensa nos shoppings de Belo Horizonte e grande Belo Horizonte com a proximidade do natal. Na foto: Movimentacao no Itau Power shopping em Contagem e entorno. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 8.12.14


Economia - Belo Horizonte, Mg. Dia 8 de dezembro e o melhor dia de compras do comercio. Movimentacao intensa nos shoppings de Belo Horizonte e grande Belo Horizonte com a proximidade do natal. Na foto: Av. Babita Camargos proximo ao Itau Power shopping em Contagem. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 8.12.14


Apesar de cheios, movimento em shoppings foi menor do que em fins de semana.


O feriado de 8 de dezembro, que costuma ser o pontapé inicial das vendas de Natal em Belo Horizonte, não correspondeu às expectativas. Nos shoppings da região metropolitana de Belo Horizonte, o movimento foi menor do que o de um sábado e muita gente foi lá para passear, em vez de comprar. A expectativa dos lojistas é que o pagamento da segunda parcela do 13º salário ajude as vendas do Natal deslancharem. Até o momento, a comercialização em muitas lojas está empatada em relação ao mesmo período de 2013.



Para a gerente da loja de roupas e artigos femininos Barred's, do ItaúPower Shopping, em Contagem, Maria Cristina Ribeiro, as vendas em 2014 estão deixando a desejar. Ela aponta a Copa do Mundo, eleições e endividamento da população como um dos motivos para o fraco desempenho do varejo.


Ela acredita que o consumidor priorizou o pagamento de dívidas com a primeira parcela do 13º salário e deixou para comprar mais tarde. "Neste ano, o valor do tíquete médio foi reduzido em torno de 20%. Assim, temos que ganhar no volume de peças", diz.


No mesmo centro de compras, na loja Rabbit, a vendedora Eliane Gomes de Jesus avaliou as vendas para o Natal, considerada a melhor época do ano para o varejo, como morno. Ela conta que as vendas na loja que comercializa roupas femininas, masculinas e infantis de estilo social, foram melhores em 2013. "Acredito que, com o pagamento da segunda parcela do 13º, as vendas vão melhorar. Além do mais, o brasileiro gosta de deixar para comprar na última hora", aposta.


A vendedora da loja de roupas D'lui Cristina Lopes diz que as vendas estão num patamar próximo ao de 2013. "O ano passado foi melhor. As pessoas estão mais endividadas. Assim, elas devem comprar quando receberem a segunda parcela do 13º", diz. Ontem, mesmo quem saiu de casa não se empolgou com as compras. "Hoje, vim comprar um presente que já estava decidido e ter ideias para os demais. Mas estou achando tudo bem mais caro do que no ano passado", disse a fonoaudióloga Luciana Tiensoli.


A professora Natália Calil foi ao shopping apenas levar os sobrinhos Lara, 5, e Lucas, 3, para passear e ver o Papai Noel. Compras, só depois da segunda parcela do 13º, mesmo assim, com moderação. "Vou gastar menos do que no ano passado, porque acabei de me casar", explicou.


Ela não está sozinha. De acordo com pesquisa da de Belo Horizonte (-BH), 45,7% dos consumidores pretendem gastar menos do que em 2013. A aposentada Zélia Oliveira também está neste grupo. Passeando com a neta Maria Eduarda, 8, ela disse que fez poucas compras e bem planejadas. "Fiz uma lista".


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.