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Portal Hoje em Dia (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 04-12-2014 - 11:11 -   Notícia original Link para notícia
Alta de preços e endividamento reduzem o apetite do consumidor para o Natal


Para 54,76% dos consumidores, os preços estão mais altos, devido à inflação


A preocupação com as dívidas, a queda no valor médio dos presentes e a prioridade por pagamentos à vista estão entre os fatores que devem fazer com que o Natal de 2014 em Belo Horizonte tenha o menor crescimento nos últimos 12 anos, segundo pesquisa divulgada na última quarta-feira (3) pela de Belo Horizonte (-BH).


A pesquisa foi realizada de 4 a 21 de novembro com 300 consumidores de Belo Horizonte e comprova que o belo-horizontino está, no mínimo, mais "consciente" na hora de ir às compras.


"Os juros estão corroendo a renda do trabalhador. O consumidor está aprendendo a usar o crédito", avaliou o presidente da -BH, .


Entre os fatores que podem determinar o baixo crescimento no Natal deste ano está a pouca disposição do consumidor para gastar. Se, no ano passado, 56,43% dos consumidores pretendiam gastar, em média, entre R$ 50 e R$ 150, neste ano a expectativa é que 63,95% da clientela gaste entre R$ 30 e R$ 100 por presente.


A queda no valor médio dos presentes coincide com a intenção em adquirir produtos mais acessíveis como roupas, calçados e acessórios, que registraram aumento de 11,66% em relação ao levantamento do ano passado. Outro destaque é a queda na intenção de compra de eletrodomésticos, que foi a preferência de 4,76% dos consumidores em 2013 e deve ficar em apenas 0,91% neste ano.


Além de procurarem produtos mais baratos, os clientes pretendem realizar os pagamentos à vista, o que dá margem menor para aquisição de presentes mais caros.


Neste ano, 65,87% dos consumidores pretendem efetuar o pagamento à vista, categoria onde a pesquisa inclui dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque e cartão da própria loja.


Além disso, houve aumento de 14,31% entre os que declararam que vão consumir menos neste ano em relação ao ano passado.


A própria percepção do consumidor em relação à alta dos preços dos produtos na comparação com o ano passado ajuda a explicar a retração nos gastos. Para 54,76%, os preços estão mais altos, devido à inflação.


Maioria deve fazer as compras em lojas de rua, perto de casa

Se o consumidor de Belo Horizonte pretende diminuir as despesas, os homens devem ser os principais gastadores. Embora as mulheres representem 57,97% dos compradores, a quantidade de presentes e o valor médio pago por eles é maior.


"O valor mais alto no tíquete médio entre os homens pode ser explicado pela falta de paciência deles em ir às compras e pesquisar", afirmou , presidente da de BH.


Segundo a pesquisa divulgada pela -BH, o valor médio do presente adquirido pelas mulheres custará entre R$ 30 e R$ 50, em sua maioria, enquanto os presentes comprados pelos homens devem ficar entre R$ 75 e R$ 100.


Natal perto de casa


Outro ponto destacado por Falci na pesquisa é que o Natal deste ano deve ser mais caseiro: 38,78% das pessoas declararam que pretendem passar as festas de fim de ano em casa. Também houve aumento na intenção dos consumidores de realizar as compras na região onde moram em detrimento dos shoppings centers.


O índice das pessoas que optam pelas compras perto de casa saltou de 22,58% em 2013 para 33,11% em 2014. Quanto aos shoppings, houve recuo de 34,31% para 23,99% na preferência entre 2013 e 2014.


Além disso, 71,29% das compras serão feitas em lojas de rua aponta Falci. A maioria dos participantes da pesquisa pretende comprar entre um e três presentes. No passado, a maioria declarou comprar entre quatro e sete presentes. E os preferidos para receber os presentes seguem sendo os pais e mães, seguidos por filhos e cônjuges.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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