Leitura de notícia
G1 ( Brasil ) - RJ - Brasil - 21-11-2014 - 10:21 -   Notícia original Link para notícia
Comerciantes de MG denunciam assaltos através de aplicativo - 13h27

Informações de roubos ou atitudes suspeitas ajudam trabalho dos policiais. 
Com vizinhança de olho nas ruas, diminuiu o número de assaltos.



 O celular pode ser usado para aplicar golpes, mas ele também pode ajudar a combater os crimes. Sabe como? Através de aplicativos. Os usuários formam grupos de mensagens para trocar informações sobre atitudes suspeitas e relatar assaltos.


Os arrombamentos são comuns na Savassi, região de comércio em Belo Horizonte.  Em uma mensagem, um comerciante denuncia que dois rapazes estavam com uma faca. O policial diz que a viatura está a caminho, e logo depois posta a foto das facas apreendidas com os menores.


Todo ação, mesmo que suspeita, é compartilhada no telefone. "Avisar, prevenir sobre suspeitos, sobre eventualmente estelionatário que passa por ventura ter ido em alguma loja é colocado na rede onde a Polícia Militar está dentro em tempo real", fala o diretor do Savassi, Alessandro Runcini.


Os moradores e os comerciantes de um bairro de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, também estão compartilhando as informações no aplicativo.


Todos os telefones emitem um som quando a mensagem chega. Inclusive o aparelho do policial militar. Há dois meses, os moradores informaram pelo aplicativo que uma padaria estava sendo assaltada. Eles deram detalhes das características dos dois bandidos e os assaltantes foram presos logo depois.


Em outubro, o alvo foi uma sorveteria. "Encontrei ele com a minha filha, ele já tinha ameaçado ela, já tinha mostrado a arma para ela e ele chegou e falou para mim que queria dinheiro e celular".


Assim que ele fugiu, um texto foi enviado ao grupo. Numa outra mensagem, um morador disse que viu dois homens armados numa moto. Eles foram presos no bairro, segundo a polícia.


"Isso é importante porque quando chega as mensagens não chega uma, chega várias e há a confirmação realmente do que esta acontecendo", fala o sargento da Polícia Militar, Antônio Nelson.


Com a vizinhança de olho nas ruas e no celular, os bandidos praticamente sumiram. "Comércio está mais tranquilo podemos ficar no ponto de ônibus sem correr perigo, a polícia está passando mais, eles ligam a sirene. Realmente, melhorou bastante", diz a administradora do grupo, Daniela Lana.

A Polícia Militar disse que chegam várias mensagens dos grupos e muitas delas narram situações em tempo real. A PM ressalta que é muito importante essa parceria com a comunidade para tentar reduzir os números da violência.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.