Leitura de notícia
Portal Fator Brasil ( Notícias ) - RJ - Brasil - 07-11-2014 - 10:09 -   Notícia original Link para notícia
Por que cresce a violência no Brasil? - 8h51

Os autores Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares respondem no livro homônimo. O Brasil está entre os países mais violentos do mundo. A ocorrência cotidiana de homicídios e assaltos atinge patamares inadmissíveis, numa violência que cresceu sem sinais de trégua nas últimas décadas. O mais intrigante é que a deterioração da segurança pública na sociedade brasileira está acontecendo em paralelo a significativos avanços nos indicadores socioeconômicos, especialmente a partir dos anos 2000.


Essas e outras análises importantes sobre segurança pública e violência são o conteúdo base do livro "Por que cresce a violência no Brasil?, que foi lançado por Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares, no dia 4 de novembro (terça-feira) na Belo Horizonte.


Os sociólogos Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares, que também é cientista político, são dois dos mais respeitados estudiosos sobre o tema no Brasil na atualidade. Segundo os autores, a violência crescente nas cidades brasileiras está relacionada mais a fatores internos do que a fatores externos ao país e são as nossas próprias mazelas sociais que estão interferindo na dinâmica do fenômeno.


"Debruçar-nos sobre as contradições de nossa sociedade é um bom começo para explicar, entender e reverter o crime e a violência. O livro dá especial importância às limitações das explicações baseadas exclusivamente em fatores econômicos e sociais e vai além, analisa programas de contenção e redução do crime e das mortes violentas, mostrando que é possível reduzir crimes e violências por meio de políticas públicas eficientes e que tenham continuidade. Bons governos salvam vidas", destaca Luís Flávio Sapori.


Para Gláucio Ary Dillon Soares, as políticas públicas não são curas, são controles e servem para reduzir os níveis dos crimes e das violências e para mantê-los baixos. "Importante destacar que não são injeções ou cirurgias capazes de curar uma doença no curto prazo. Algumas demoram a produzir frutos e, mesmo depois de conter e reduzir o crime, não podem ser abandonadas. A continuidade de políticas inteligentes é indispensável para o seu sucesso", destaca o autor.


O livro "Porque a violência cresce no Brasil", publicado em parceria pela Editora PUC Minas e Autêntica Editora, dialoga com o imaginário popular a respeito do crime e da violência, procurando adicionar novos olhares e abrindo, através do conhecimento, muitas perspectivas novas. Segundo os autores, por meio da multiplicação de informações também com estudiosos e agentes do sistema vigente, a obra tem, de maneira indireta, um alvo mais importante e abrangente: salvar vidas.


Os autores -Luís Flávio Sapori é sociólogo, Doutor em Sociologia, professor do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cepesp/PUC Minas). Foi secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (2003/2007) e coordenou o Instituto Minas Pela Paz entre 2010 e 2011. Autor dos livros "Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas" (Editora FGV) e "Crack: um desafio social" (Editora PUC Minas).


Gláucio Ary Dillon Soares é sociólogo, cientista político e Doutor em Sociologia. É autor dos livros "Não matarás" (Editora FGV) e "As vítimas ocultas da violência na cidade do Rio de Janeiro" (Editora Civilização Brasileira).


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.