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Portal EM ( Gerais ) - MG - Brasil - 01-10-2014 - 11:04 -   Notícia original Link para notícia
Consumidores podem se preparar para reajustes no Natal

Comércio de BH já apresenta as novidades de decoração para o Natal. Lojistas esperam alta de até 20% nas vendas por causa da data, que a cada ano chega mais cedo às vitrines da capital


Luciane Evans -


Publicação: 01/10/2014 06:00 Atualização: 01/10/2014 07:12


Nem chegou o Dia das crianças e, para surpresa de muitos consumidores, já é possível ver o Natal nas vitrines. Faltando pouco menos de três meses para a chegada do "bom velhinho", as lojas de decoração já estão a todo vapor com as mercadorias natalinas e, desde a semana passada, começaram as vendas de itens decorativos na cidade. A procura pelos produtos já tem surpreendido os vendedores e, por isso, a esperança dos lojistas, que sentiram no caixa o baixo movimento deste ano, é que o Papai Noel chegue trazendo um aumento de até 20% nas vendas em comparação ao ano passado. Em contrapartida, o consumidor pode preparar o bolso. As árvores decorativas, por exemplo, estão cerca de 20% mais caras do que o ano anterior. Até mesmo os panetones, que já estão presentes em alguns supermercados de Belo Horizonte, tiveram um aumento de cerca de 30% em relação a 2013.

Otimistas e apostando todas as fichas na virada que o Natal pode trazer para o comércio, muitos empresários estão investindo pesado para atrair também os olhos dos consumidores nessa época. Para se ter ideia, segundo comenta Conceição Cipolatti, diretora da empresa que leva seu sobrenome e é tradicional no ramo de decoração - principalmente natalina - no Brasil e no exterior, muitos são os shoppings que aumentaram o valor do investimento para tradicional data em até 10%. "Também tivemos um aumento no número de projetos. O que temos percebido é que os empresários estão investindo em novidades, como é o caso, por exemplo, de dois shoppings em uma cidade brasileira que terão, dois carrosséis como atração natalina", revela. Em Minas Gerais, ela está responsável pelas decorações do Pátio Savassi, BH Shopping e ViaShopping Barreiro. Ela adianta alguns desses centros de compras também aumentaram o investimento na decoração natalina deste ano.


Margarida Menezes ainda faz os últimos arranjos nas árvores para fisgar a clientelaCLIMA MÁGICO Enquanto isso, as lojas voltadas para decoração em Belo Horizonte já vivem a magia da data. São presépios, pinheiros, papais noéis e diversos outros enfeites oferecidos em vários pontos da cidade. "Depois de um ano não muito bom, a nossa expectativa é de continuar com um crescimento de 20% no Natal", anuncia a gerente da Hogar do Ponteio Lar Shopping, Luciana Bessa. A loja começou a vender peças natalinas no sábado e, segundo Luciana, muitos foram os consumidores que já fizeram suas compras no estabelecimento no domingo. "Vendemos bem, por isso estamos otimistas com essa temporada." Ela reconhece que, de fato, algumas mercadorias estão mais caras, como as árvores natalinas mais modernas. No ano passado, uma delas, que já vem iluminada e com galhos diferenciados de pinheiro, custava R$ 2,6mil. Hoje, o valor é de R$ 2,8 mil. Na Casa Futuro Decorações, no Bairro de Lourdes e tradicional no ramo na cidade, segundo comenta a empresária Cláudia Travesso, algumas árvores também tiveram um aumento de R$ 100 no preço.

Mas Cláudia diz que a maioria das mercadorias em sua loja não teve reajuste e permanece com o mesmo valor do ano passado. Um dos pontos que favorecem o otimismo na Casa Futuro, conforme destaca a empresária, é o aumento no número de projetos decorativos para este ano. "Tivemos uma demanda 25% maior do que a do ano passado", diz. Com Papai Noéis que custam entre R$ 5 e R$ 2 mil, a Casa Futuro também não deixou de precisar de empregados temporários e manteve o número de contratações do ano passado. "Temos uma faixa de 15 funcionários em dias normais. Para o Natal, passamos para 45", conta.

A Casa Maia, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul, apesar de muito bem decorada, ainda não está 100% pronta para o Natal. E, mesmo assim, já tem cliente à procura de produtos. Nesta semana, acabam os últimos retoques da loja e segundo conta a gerente, Margarida Menezes, a expectativa é boa. "Os consumidores já estão procurando nossas mercadorias. No sábado, por exemplo, houve quem comprasse bolas e outros enfeites", diz. Com preços de árvores que vão de R$ 300 a R$ 5 mil, Margarida também afirma que houve um aumento no preço de algumas, algo em torno de R$ 100. "Mas estamos otimistas e apostando nas novidades que estamos trazendo. O Natal é lúdico e mexe com o consumidor", diz.


Cristiane Sena não resistiu e comprou o panetone, mas reclamou do preço mais altoPreparação para a ceia

Com expectativa de crescimento nas vendas de até 15% neste Natal, muitos supermercados em Belo Horizonte já colocaram nas gôndolas um dos ícones da data: o panetone. Com valores mais altos do que no ano passado, cerca de 30% mais caros, alguns estabelecimentos apostam nas vendas daqueles feitos pelas próprias redes, que podem chegar a custar até 50% mais barato do que os de marcas. "A alta dos preços desses alimentos é reflexo da inflação", comenta a economista da de Belo Horizonte (/BH), Ana Paula Bastos.

Desde a semana passada, hipermercados como o Extra e o Carrefour estão com os panetones à venda em suas unidades da Grande BH. No Extra, a disposição dos produtos foi antecipada em 15 dias em relação ao mesmo período de 2013, por causa da procura da iguaria pelos clientes. E a expectativa da empresa é de alta de 10% na venda de panetones, em comparação ao ano passado, segundo informa sua assessoria de imprensa. Já o Grupo Super Nosso e Apoio vai lançar a delícia da marca do grupo em meados de outubro e a expectativa é de que o Natal represente 15% de aumento nas vendas em relação a 2013. "As coisas estão caras demais. No mês passado, minha compra ficou R$ 600 mais cara do que a do mês anterior, sendo que comprei menos. Por isso, neste Natal não vou gastar muito", comenta a babá Cristiane Souza Sena, que, depois de ver um panetone no Extra, não resistiu e levou para casa. "Mas o preço está salgado. Até parece que chegamos em dezembro", brincou.

De acordo com Ana Paula Bastos, a chegada da decoração natalina na vitrine antes do Dia das Crianças não é de se espantar: trata-se de uma estratégia das empresas de atrair o consumidor cada vez mais cedo. A expectativa de aumento nas vendas do ano para o comércio, segundo ela, é de 2,5% a 3,5%. "Ainda não temos uma estimativa para o Natal. O Dia das Crianças será um termômetro e a expectativa para ele é de que haja um crescimento de 1,5% a 2,5% em relação ao ano passado." Sobre a alta nos preços, além da inflação, ela comenta que a alta do dólar, chegando atualmente a R$ 2,44, também reflete no valor das mercadorias. Vale lembrar que, no caso das lojas decorativas, muitos dos produtos são importados. "Apesar disso, é uma data que tem um apelo emocional muito grande. As pessoas acabam comprando algo para presentear", lembra a economista.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
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