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Maxpressnet - SP ( Notícias ) - SP - Brasil - 02-09-2014 - 10:50 -   Notícia original Link para notícia
Mesmo tendo de um a três cartões de crédito, consumidor da capital mineira prefere pagar a vista

Eles controlam os impulsos na hora das compras e não têm renda comprometida com empréstimos e financiamentos. Mas a maioria não se preocupa em ter uma reserva de valor para situações inesperadas


Pesquisa da de Belo Horizonte (/BH) realizada com 397 consumidores, no período de 2 de julho a 19 de agosto traçou o perfil do adimplente da capital mineira. Ele tem mais de 40 anos, nível superior de ensino ou além (pós-graduação, mestrado e doutorado), tem residência própria e compromissos familiares, evita compras por impulso, privilegia pagamentos a vista mesmo tendo cartão de crédito, e não possui renda comprometida com financiamento ou empréstimo. Entretanto a maioria (53,85%) não se preocupa em ter uma reserva de valor para situações inesperadas. "Essas pessoas se encontram em situação de risco potencial e se tornam dependentes de uma estabilidade econômica para que suas fontes de renda suportem os seus gastos", afirmou a economista da /BH, Ana Paula Bastos.


De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados não possuem renda comprometida com financiamento ou empréstimo. Os que responderam que têm renda comprometida são: 17,06% com financiamento de automóvel (carro, moto); 15,17% com financiamento de bens de consumo (móveis, eletrodomésticos, etc); 7,35% com financiamento da casa própria; 4,03% com cheque especial; 3,32% com empréstimo em banco ou financeira; 1,66% com crédito consignado e 1,42% com empréstimos com terceiros, parentes e/ou amigos.



Dos entrevistados, 66,41% nunca estiveram inadimplentes. E 33,59% já estiveram inadimplente em algum momento da vida.
Sem dívidas - Para evitar dívidas, 38,58% dos consumidores adimplentes entrevistados controlam os impulsos e resistem em comprar produtos não essenciais; 36,55% fazem planejamento financeiro, controlando as contas e não gastam mais do que recebem; 24,11% não realizam nenhum tipo de controle e 0,76% compram a vista, pagam em dinheiro ou não usam cartão de crédito e nem cheque.



Para controlar os gastos e evitar dívidas, 46,59% anotam todos os débitos numa caderneta ou planilha e 21,59% acompanham semanalmente o extrato bancário, verificando quanto de dinheiro ainda possuem na conta corrente. As outras formas de controle utilizadas são: 14,77% acompanham mensalmente suas receitas e despesas, em uma caderneta ou planilha; 9,09% fazem mensalmente um planejamento orçamentário para ficar em dia com os compromissos financeiros e 7,95% fazem pesquisa de preço antes de comprar qualquer produto ou serviço.



Reserva financeira - A maioria dos entrevistados (53,85%) não faz nenhuma reserva financeira. Os que fazem, aplicam em: poupança (25,06%), previdência privada (6,7%), fundo emergencial (6,45%), título de investimento ou CDB (4,71%), ações (2,48%) e compra de imóveis (0,74%).



"Emprestar o nome" a terceiros não é hábito para 79,9% dos entrevistados. Entre o restante que tem esse hábito, 13,57% não se resguardam de nenhuma forma, 3,27% ficam com cheque pré-datado da pessoa, 2,76% fazem contrato e 0,5% ficam com nota promissória assinada. 
Cartão de crédito - A maioria dos entrevistados (43,65%) tem apenas um cartão de crédito. Os que não tem nenhum totalizam 26,72% dos entrevistados. Em seguida estão: dois cartões (20,37%), três (7,41%), quatro (1,32%), cinco (0,26%) e mais de cinco (0,26%).
O pagamento das faturas é quitado integralmente por 82,94% dos adimplentes. Os que pagam integral o valor, mas após o vencimento totalizam 9,56% dos consumidores e 7,51% pagam o valor mínimo ou parte das faturas.



Pagamento das contas - Na hora de priorizar o pagamento das contas, 67,64% dos consumidores optam pela data de vencimento da fatura. Em seguida estão: pagam aleatoriamente (10,61%), ordem de chegada da conta (10,08%), pagam primeiro as contas básicas de funcionamento da casa (9,28%), pelo valor mais alto (1,06%), pelo valor mais baixo (1,06%) e pelos juros mais altos (0,27%).
Forma de pagamento - O pagamento a vista é o preferido por 36,36% dos consumidores, que dizem que priorizam essa forma por geralmente possuírem dinheiro disponível na hora. Já 30,21% pagam a prazo, pois não possuem dinheiro disponível na hora; 17,11% pagam a vista, mas somente após economizar para fazer o pagamento; 16,04% pagam a prazo, para deixarem o dinheiro aplicado/disponível para outros fins e 0,27% afirmaram que a forma de pagamento depende do valor do produto.



Perfil - A maioria dos entrevistados (50,63%) é do sexo feminino, tem mais de 40 anos (50,26%), é casado (47,11%), é profissional com carteira assinada (41%), recebe até quatro salários mínimo (61,5%), tem residência própria (67,51%), divide a casa com mais três pessoas (48,87%) e compartilha entre os moradores a responsabilidade pelo pagamento das despesas da casa (53,94%).


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Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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