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Portal EM ( Gerais ) - MG - Brasil - 11-08-2014 - 11:39 -   Notícia original Link para notícia
Dia dos Pais foi o pior em cinco anos, afirmam CNDL e SPC - 14h07

Em BH, as vendas do Dia dos Pais - cheque e crediário - apresentaram uma queda de 1,96% na comparação entre a semana de agosto deste ano


Estado de Minas


Publicação: 11/08/2014 14:07 Atualização: 11/08/2014 16:58


As vendas a prazo neste último Dia dos Pais tiveram o resultado mais fraco dos últimos cinco anos, apontam o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com queda de 5,09% em relação a igual período do ano passado.

O cálculo apresentado nesta segunda-feira, foi baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil entre os dias 3 e 9 de agosto deste ano. Antes disso, foram registradas expansões de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010) - sempre considerando a comparação em relação ao Dia dos Pais do ano anterior.


O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, avalia que a retração reflete o desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela alta dos juros, pela inflação "no limite da meta" e pelo menor crescimento da renda do trabalhador. "Os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas", analisa.

O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, cita a CNDL. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais influenciados pelo evento.

Belo Horizonte 

Na capital mineira, as vendas do Dia dos Pais - cheque e crediário - apresentaram uma queda de 1,96% na comparação entre a semana de agosto deste ano - dia 3 a 10 - e a semana do ano passado - 4 a 11 de agosto -, de acordo com dados divulgados pela de Belo Horizonte (-BH). 

Segundo a economista da -BH, Ana Paula Bastos, a expectativa para o crescimento das vendas no crédito, débito e dinheiro durante a semana dos pais é baixa. "Acreditamos que o máximo de expansão de vendas em relação ao ano anterior será de 1,5%. O cerário econômico não é favorável. A pressão inflacionária faz com que a renda disponível para consumo seja bem menor, além de outros fatores como os juros em patamares maiores, que encarecem o crédito e prejudicam o comércio", ressalta.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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