Leitura de notícia
Folha de São Paulo Online ( Mercado ) - SP - Brasil - 11-08-2014 - 11:43 -   Notícia original Link para notícia
No Reino Unido, turista brasileiro prioriza a compra de lembranças

Aquisição de suvenir supera a de cosmético e roupa, diz pesquisa


SILVIO CIOFFI


DE SÃO PAULO


No Reino Unido, em 2013, o brasileiro se notabilizou mais por adquirir suvenires de viagem em grande quantidade e menos por fazer compras de vestuário e cosméticos, segundo relatório recém-divulgado pelo VisitBritain, o órgão oficial britânico de fomento turístico.


Entre 50 mil visitantes de todo o mundo pesquisados pelo VisitBritain, no quesito comprar suvenires --objetos típicos alusivos às viagens--, os visitantes brasileiros ficaram na vice-liderança.


Dos brasileiros entrevistados, 39% declararam que compraram suvenires, ficando apenas atrás dos turistas mexicanos (43%) nessa modalidade de compras.


Mas, quando se trata de adquirir cosméticos, roupas ou calçados, os turistas do Brasil caem para nono lugar num ranking de viajantes com dez nacionalidades.


Incluindo as compras e os gastos com a viagem em si (hospedagem, alimentação, passeios etc.), os brasileiros que visitaram o Reino Unido no ano passado gastaram, em média, £ 1.076 (ou US$ 1.829) por pessoa, quase o dobro da média de todos os visitantes estrangeiros, que é de £ 640 (ou US$ 1.088).


A título de comparação, em 2013 os EUA receberam 2,12 milhões de turistas provenientes do Brasil e eles gastaram, segundo dados oficiais, em média, US$ 4.904 por pessoa.


Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, destaca, dentre ações para atrair mais turistas latino-americanos, o Workshop Grã-Bretanha, evento de negócios promovido anualmente no Brasil desde 2011, que neste ano terá foco no mercado de luxo e será realizado em outubro no Rio de Janeiro.


QUEM COMPRA O QUÊ?


O relatório "O que os Visitantes Estrangeiros Compram no Reino Unido", ora divulgado pelo VisitBritain, também mostra que os estrangeiros em geral gastam mais em artigos de vestuário (41%), seguidos de comida e bebidas (24%) e depois lembranças típicas ou suvenires (16%).


Entre todos os pesquisados pelo VisitBritain, os turistas do Oriente Médio foram os consumidores internacionais mais vorazes nas compras no ano passado: gastaram duas vezes mais do que os outros estrangeiros em roupas e sapatos.


No quesito comidas e bebidas britânicas, curiosamente o ranking lista os belgas em primeiro lugar (34%) e os franceses empatados com os japoneses (32% cada um) --todos compraram esses produtos para levar a seus países de origem.


QUEM COMPRA ONDE?


Entre os visitantes estrangeiros no Reino Unido, Londres é o local onde os turistas consomem mais itens, embora a Escócia seja mais popular nas compras de alimentos e bebidas.


Lloyd, do VisitBritain para a América Latina, afirma que a receita dessas compras, que funcionam como exportações, se soma à do turismo. Esse, aliás, é o quinto setor com maior participação na economia britânica.


Um ano antes, em 2012, o relatório "Comprando no Reino Unido" também analisou aquisições de objetos feitas por turistas e chegou à conclusão de que "comprar na Harrods", a mais tradicional loja de departamentos londrina, foi a atividade preferida de 19% dos entrevistados.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.