Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Nacional ) - MG - Brasil - 01-08-2014 - 11:36 -   Notícia original Link para notícia
Pane complica vida de quem vai aos EUA

Falha no sistema de emissão de vistos em todo o mundo obriga brasileiros a reagendar entrevista, sob o risco de perder a viagem


Daniel Camargos


Publicação:01/08/2014 04:00



Órgão da Embaixada americana em BH: quem marcou entrevista para hoje terá que voltar no dia 13



A estudante Vânia Yamagata foi ontem ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), órgão da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte, após ser convocada para reagendar a entrevista a que precisa se submeter para conseguir o visto de entrada no país da América do Norte. "Estou insegura e com medo de não dar tempo", afirma Vânia, que está com a viagem marcada para o mês que vem. Porém, ela antes precisa ir até o Rio de Janeiro para se submeter a uma entrevista e assim conseguir o visto. A recomendação que recebeu ontem é que adiasse a ida à capital fluminense, marcada para a próxima semana. "Eu decidi arriscar e mantive a data", contou Vânia à reportagem.


A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil cancelou as entrevistas para obtenção de vistos que seriam realizadas hoje. O motivo é uma falha na emissão dos documentos. O problema, que atinge todo o mundo, não tem data para ser solucionado. Os consulados de São Paulo, Brasília, Rio e Recife ficarão fechados hoje. Em Belo Horizonte, não há consulado, apenas um Casv, que não terá o atendimento alterado.


Segundo o serviço consular americano no Brasil, as pessoas que já haviam marcado a entrevista para hoje poderão comparecer ao consulado no dia 13 ou remarcar a entrevista. Se a opção for comparecer ao órgão, a embaixada pede ao solicitante para que respeite a hora que já havia sido marcada, além de levar uma foto recente de tamanho 5x7.


De acordo com a embaixada, todas as pessoas que tinham entrevista marcada para hoje receberam um e-mail com as instruções. O órgão também pede para que os brasileiros que não têm visto adiem a viagem, se possível. A analista de sistemas Thaís Lopes vai de férias para a Flórida em setembro e agendou a entrevista para a sexta-feira que vem. "Espero que até lá o problema já tenha sido resolvido", afirmou, ao sair do Casv da capital mineira.


Zenaide Aderne vai viajar com os pais para Washington em outubro, mas está aguardando que o problema seja solucionado para, então, comprar as passagens. Ontem, ela foi com o pai, Hélio Aderne e com a cuidadora dele, Noêmia Nascimento, para agendar a entrevista. "Marcamos para 11 de agosto, no Rio de Janeiro, mas não sei se vamos conseguir", disse Zenaide.


AVANÇO Em junho, mesmo durante a Copa do Mundo no Brasil, a Missão Diplomática dos Estados Unidos processou mais de 87 mil vistos em todo o país, o que representa um avanço de 4% em relação ao mesmo mês de 2013. O tempo médio de espera pelo agendamento é atualmente de 48 horas. Em todo o primeiro semestre, foram emitidos 525.358 documentos, segundo a embaixada.


A maioria dos vistos foi solicitada no consulado de São Paulo (281 mil), seguido de Rio, com 136 mil, e Brasília, com 62 mil. Em todo o ano passado, 1.057.854 vistos foram emitidos a brasileiros viajando para os Estados Unidos. Foi o segundo ano consecutivo em que se ultrapassou a marca de 1 milhão de documentos.


RECORRENTE De acordo com comunicado publicado pelo governo americano, o problema surgiu após uma falha na atualização do programa que gerencia a emissão dos vistos. Segundo a nota, essa não é a primeira vez que a falha ocorre. "O Departamento de Assuntos Consulares verificou problemas menores no passado, mas nunca dessa magnitude", afirma o comunicado. Os motivos da falha ainda não foram identificados e, segundo o governo, "os esforços estão concentrados em trazer o sistema de volta à normalidade".


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.