Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 24-07-2014 - 10:02 -   Notícia original Link para notícia
Belo Horizonte no foco do mundo

Aerotrópole é vista como meio de elevar a Capital à categoria de cidade internacionalizada


A implantação da Aerotrópole Belo Horizonte em torno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é a grande estratégia do governo estadual para a atração de novos investimentos para a região e o fomento de um bom ambiente de negócios.

O turismo de negócios é apontado como uma das vocações econômicas da Capital. Empresários do setor enxergam na constituição da Aerotrópole a mola propulsora capaz de elevar, definitivamente, a Capital à categoria de cidade internacionalizada.

Dentro dessa perspectiva, foi apresentado ontem o projeto da Aerotrópole Belo Horizonte, no Hotel Lavras 150, no bairro São Pedro, região Centro-Sul, dentro do Encontro Empresarial, promovido pelo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e o Programa de Trabalho Integrado da Cadeia Produtiva do Turismo de Negócios e Eventos de BH. No mesmo evento foram apresentados também os resultados do Programa de Atração de Investimentos e Promoção Comercial de Belo Horizonte (Goal Belo), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Secretaria Adjunta de Relações Internacionais de Belo Horizonte.

O projeto da Aerotrópole foi apresentado pelo superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Danilo Colares, que comemorou a oportunidade de falar para otrade turístico. "Já vai longe o tempo em que trabalhar em silêncio era uma coisa boa. Hoje precisamos dar visibilidade à cidade. Mesmo que os empresários mineiros não tenham pretensões de vender para fora, nós temos o interesse de que empresas de fora venham para cá. Por isso precisamos oferecer boa infraestrutura para atração de novos negócios", ressaltou Colares.


Modelo - O conceito de aerotrópole foi descrito na última década do século passado e, hoje, cerca de 80 estão em implantação em todo o mundo. O projeto do modelo mineiro teve início em 2003, quando em um diagnóstico econômico foi identificada a necessidade de diversificação do parque industrial, ampliando as oportunidades além da exportação de commodities.

"A aerotrópole é uma estratégia fruto de um planejamento de dez anos. No mundo todo, o desenvolvimento está ligado ao modal de transporte. O aeroporto é visto como um centro de negócios. As empresas querem estar perto do aeroporto por questão de logística. Precisamos nos adiantar e oferecer a infraestrutura antes da demanda. No nosso caso, temos a vantagem de ter a área do entorno do aeroporto livre, já tendo sido, inclusive, decretada como área de interesse público", avaliou o superintendente.

A área tem um raio de 25 quilômetros em torno do aeroporto e cinco quilômetros em cada margem do rodoanel. O objetivo é que seja possível o deslocamento de qualquer ponto da aerotrópole ao aeroporto em 35 minutos. Os primeiros empreendimentos já entregaram os projetos executivos e alguns, como os hotéis, já começaram a operar.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.