Também foram apresentados, durante o Encontro Empresarial, os resultados do Programa de Atração de Investimentos e Promoção Comercial de Belo Horizonte (Goal Belo), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Secretaria Adjunta de Relações Internacionais de Belo Horizonte.
O programa, em sua segunda edição, contemplou três setores da chamada economia criativa - Tecnologia da Informação (TI), ecossistema de startups e biotecnologia - e foi realizado durante o período da Copa do Mundo Fifa. Participaram do evento 40 empresas de 15 países, gerando R$ 75 milhões em negócios.
O programa aproveita os eventos de projeção internacional realizados em Belo Horizonte para convidar tomadores de decisão e formadores de opinião de setores específicos para apresentar a cidade e oportunidades de negócios. A estratégia é divulgar a Capital, gerando negócios com parceiros estrangeiros, trazendo investimentos diretos e fomentando a venda de produtos e serviços para fora do país ao conjugar uma agenda institucional com uma de negócios e cultural. Os setores escolhidos têm como base o conhecimento. A ideia é projetar Belo Horizonte como a capital nacional da inovação e da nova economia.
Em 2013 o Goal Belo foi realizado em caráter experimental durante o período da Copa das Confederações e trabalhou exclusivamente com o segmento de TI. Contou com a participação de 11 empresas estrangeiras, de quatro países (França, Moçambique, Estados Unidos e Índia) e 43 empresas locais, gerando um montante de aproximadamente US$ 15 milhões em investimentos após as rodadas de negócios e aproximadamente US$ 25 milhões no período de um ano.
A próxima edição, em 2016, é promissora, uma vez que Belo Horizonte será subsede olímpica, recebendo jogos de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O objetivo é que outros eventos, não apenas os esportivos, sirvam como gancho para a plataforma.
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