Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 18-07-2014 - 08:27 -   Notícia original Link para notícia
Ampliação do aeroporto só começa depois das eleições

Projeto detalhando as intervenções está em fase final de elaboração


Inicialmente esperado para o primeiro semestre deste ano, o início das obras de ampliação e modernização do aeroporto de Varginha (Sul de Minas) deverá acontecer somente depois das eleições. Segundo o prefeito Verdi Lúcio Melo, o projeto está em fase final de elaboração pela empresa espanhola Ineco, que ainda decidirá, juntamente com o governo federal, as últimas intervenções a serem feitas no terminal. Somente após esta fase será possível determinar o montante a ser investido.

De qualquer forma, conforme ele, os trabalhos incluirão a ampliação da pista, a instalação de cerca patronal, o aumento do terminal de passageiros, a implantação de iluminação mais moderna, a reforma no piso de cobertura da pista, a construção de uma sala de rádio, a formação de uma nova brigada de incêndio e a aquisição de outro caminhão para a brigada de incêndio.

"Na verdade, existem dois projetos: um contempla uma parte maior da pista, para ampliação, e outro uma menor. Somente após a escolha do modelo é que será possível estipular o valor a ser investido no terminal", explica. Mesmo assim, uma equipe da Ineco, acompanhada da empresa ATP, executora do trabalho, já esteve na cidade para concluir os levantamentos de solo e da resistência do leito da pista e dos pátios do aeroporto.

Em relação ao início das obras, o prefeito admite que a previsão é que elas comecem apenas depois das eleições. "Por se tratar de um projeto que integra um programa federal, acredito que as atenções somente serão voltadas para ele após as votações, marcadas para outubro", diz Melo.

Já a duração dos trabalhos deverá ser de cerca de um ano. Depois desse período, quando o novo terminal estiver em plena operação, é que serão retomados os esforços do Executivo municipal em busca da autorização para criação de um terminal de cargas no local.

"Essas primeiras intervenções são do Programa de Investimentos em Logística, do governo federal. O terminal de cargas não tem nada a ver com isso. A única relação é que pedimos que algumas ações sejam adaptáveis ao projeto futuro, que deverá ficar para 2016", afirma.


Retorno - Além disso, a prefeitura também trabalha pela retomada dos voos comerciais na cidade, já que desde o primeiro semestre, quando a Azul Linhas Aéreas suspendeu as rotas que ligavam Varginha a Belo Horizonte e a São Paulo, o terminal ficou sem operações deste tipo.

Neste sentido, conforme Melo, existe a previsão de que a partir do próximo mês a TAM Linhas Aéreas assuma a empresa Passaredo, em um acordo operacional que prevê mudanças na malha aeroviária nacional, com estudos da inclusão na sua rota dos aeroportos de Varginha, Juiz de Fora e Barretos.

Paralelamente a isso, a empresa Piquiatuba, de Santarém (PA), com nove anos de mercado e 26 aeronaves de pequeno e médio portes, também manifestou interesse em incluir Varginha na sua rota de voos charter, ligando o município do Sul de Minas a Belo Horizonte, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. "Agora que a Copa terminou, acredito que as atenções das companhias aéreas retornarão às cidades do interior do país como Varginha", aposta.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.