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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 17-07-2014 - 10:56 -   Notícia original Link para notícia
Média de ocupação de voos atingiu 80% na Copa

São Paulo - As quatro maiores companhias aéreas do país transportaram 8,847 milhões de passageiros durante o período da Copa do Mundo em 77,2 mil voos. O movimento de 12 de junho a 13 de julho levou a uma média de ocupação (load factor) dos voos de 80%. As informações foram divulgadas pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, em teleconferência.

De acordo com a Abear, a pontualidade dos voos com tolerância de até 15 minutos chegou a 90,1%. Se a margem de tolerância for ampliada para 30 minutos, o indicador de pontualidade chega a 92%, informou a associação. Os principais problemas mencionados pelo setor se limitaram a fechamento por problemas meteorológicos dos aeroportos do Rio de Janeiro, seguido por Porto Alegre e Curitiba.

Neste período do mundial a malha aérea foi ampliada em 31,2% em relação ao período regular. Ainda segundo a Abear, o tráfego entre as cidades-sede equivale a 77% do total de operações realizadas no país. A associação informou também que neste período do evento o setor contratou 2 mil funcionários, entre efetivos e temporários.

O presidente da Abear disse ainda que a esperada queda na movimentação de passageiros durante a Copa foi menor que a esperada pelas companhias por conta do número de clientes estrangeiros que superou as expectativas. Segundo Sanovicz, o recuo deverá ficar perto dos 8%.

"A queda de 11% a 15% que o setor esperava acabou não se verificando", disse ele. O número preciso, no entanto, só será obtido em agosto, quando a Abear compilar os dados das companhias dos meses de junho e julho.


Estrangeiros - O setor previa uma diminuição de até 15% no número de passageiros por conta do arrefecimento das viagens corporativas durante a Copa, que não seria totalmente compensada pelo volume turístico. A respeito do número de estrangeiros que o país receberia no evento, a projeção do governo antes do mundial estava em 600 mil, mas balanço do Ministério do Turismo divulgado na segunda-feira passada apontou cerca de 1 milhão. "Esse pessoal majoritariamente viajou de avião", afirmou o presidente da Abear.

Sanovicz avaliou como positiva a operação da malha aérea durante o período da Copa. Ele exaltou o planejamento realizado antecipadamente para que as companhias atendessem as torcidas e a cooperação entre as companhias e órgãos do setor na tomada das decisões na operação durante o mundial. "O planejamento e a cooperação com os órgãos públicos se mostrou um sucesso", disse

De acordo com ele, alguns procedimentos montados para a operação da Copa poderão se tornar praxe na gestão do tráfego aéreo regular. "Procedimentos que facilitaram as decisões técnicas se mantidos vão gerar impactos positivos na operação regular, tanto para passageiros quanto para as companhias aéreas", afirmou Sanovicz. (AE)


Cronograma indica atraso nas obras de Viracopos


Campinas - O novo cronograma das obras de ampliação do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), prevê que elas sejam concluídas no fim de outubro, com mais de cinco meses de atraso em relação à previsão inicial, de 11 de maio deste ano.

A nova estimativa é da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto, e a obra será inaugurada em partes, à medida que novos trechos forem concluídos - como ocorreu com os novos pátios de aeronaves, em junho, na véspera da Copa. Além dos pátios, a expansão de Viracopos prevê novo terminal de passageiros e um edifício-garagem, que começou a operar em fase de testes há duas semanas.

O terminal de passageiros, com saguão principal e três píeres, é o trecho das obras de Viracopos que enfrenta os maiores atrasos. De acordo com a concessionária, o píer A, para voos internacionais, será inaugurado em agosto. Quando ele passar a ser operado, no entanto, o saguão principal do terminal ainda não estará pronto.

Por isso, os passageiros terão que usar o terminal atual, onde a sala de embarque é "reversível" para voos domésticos e internacionais, para fazer o check-in e despachar a bagagem.

Provisoriamente, após fazerem o procedimento, os passageiros de voos internacionais terão que seguir em um ônibus até o novo terminal, onde embarcarão pelas novas pontes de embarque.

O saguão principal e o píer C, para voos nacionais, deverão ficar prontos em outubro -quando Gol, TAM e Azul devem migrar suas operações para o novo terminal.


Demanda - O píer B (internacional e nacional) ainda não tem previsão oficial para ser inaugurado. A concessionária afirma que, em outubro, ele "estará operacional", "mas só será inaugurado à medida que a demanda crescer".

O atraso nas obras de Viracopos vai fazer com que a Gol inaugure a primeira conexão do interior de São Paulo com as Américas do Norte e Central, a partir deste sábado (19), no atual terminal. Serão três voos semanais para Miami (EUA), com escala em Santo Domingo (República Dominicana).

Fabio Mader, diretor comercial da Gol, minimiza a situação. "Quando planejamos a operação para os EUA, era independente do terminal". Hoje, o aeroporto tem apenas uma ligação internacional, para a Europa: três voos semanais da portuguesa TAP ligam Campinas a Lisboa. Até o fim do ano, será a vez de a Azul fazer sua estreia internacional, com voos para Orlando e Fort Lauderdale, nos EUA. Em 2015, voará para Nova York. (FP)
 


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