Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 12-07-2014 - 11:32 -   Notícia original Link para notícia
Redes hoteleiras voltam o foco para público acima dos 60 anos

Segmento deve movimentar R$ 1,62 bilhão


O número de viagens na terceira idade cresce no Brasil, sendo que, neste ano, 23,5 milhões de brasileiros, acima de 60 anos, devem movimentar cerca de R$ 1,62 bilhão no setor de turismo, conforme a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). O índice é 8% superior ao ano passado. Desde a regulamentação do Estatuto do Idoso, em 2003, a "melhor idade" recebe, cada vez mais, incentivos governamentais. Leis como a que obriga a reserva de assentos no transporte interestadual e programas como o "Viaja Mais Melhor Idade", do Ministério do Turismo, estão garantindo impulso para que esse grupo possa passear mais.

O aumento no número de viagens fortalece o turismo interno e gera impacto direto nas redes hoteleiras. As cidades de destino estão recebendo um acréscimo de turistas em potencial, o que também movimenta a economia local. "As medidas do governo estão tornando a terceira idade um público mais predisposto a viajar. Só neste ano, recebemos 40% a mais de idosos em nossas três unidades, gerando muitas boas oportunidades de expansão dos serviços prestados", explica a gerente de contas de melhor idade da Rede Tauá de Hotéis e Resorts, Vanessa Oliveira.

As empresas estão se adaptando para atenderem melhor esse público e aproveitarem o movimento dos idosos, fazendo, desde modificações estruturais, até a organização de uma programação com atrações específicas. "O público tem um potencial de mercado interessante. Pensando nisso, preparamos uma programação específica nas três unidades da rede Tauá com atividades e apresentações exclusivas, como a Semana da Melhor Idade. Temos atividades físicas e dançantes, bingos, hidroginástica, ioga e toda nossa estrutura normal, fora desse período especial. Os grupos ainda podem solicitar outros tipos de atividades que desejarem realizar", afirma Vanessa Oliveira.

A atenção especial e os cuidados acontecem antes mesmo da hospedagem, já no momento da negociação. A gerente explica que esse diferencial é importante para influenciar na escolha dos destinos. "Temos uma equipe de profissionais em Belo Horizonte e na região das cidades dosresorts para contatos com grupos de idosos e apresentar nossos serviços. Ter uma programação exclusiva garante um peso importante", esclarece.

O Grupo de Convivência Cantinho da Amizade do Centro de Apoio Comunitário Serrano (CAC Serrano), da regional Pampulha de Belo Horizonte, trabalha para gerar condições de autonomia do idoso na sociedade. Uma de suas ações é promover diversas viagens coletivas para locais variados. Segundo a gerente do CAC, Celma Levy Januário, a preferência é por locais mais preparados para atender às necessidades. "Os projetos que atendem o público da terceira idade, visando a qualidade de vida, descontração e entretenimento, são mais valorizados e tendem a ser uma opção mais interessante. A rede Tauá congrega programação diferenciada, preços accessíveis e um atendimento de qualidade e eficiência, através dos pacotes oferecidos, especialmente para o público da melhor idade. Sempre fomos muito bem recebidos e pretendemos voltar todo ano", afirma. (DA REDAÇÃO)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.