Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 01-07-2014 - 11:07 -   Notícia original Link para notícia
Alto preço de locação trava setor

Belo Horizonte é reconhecida por todo o Brasil por ser a capital do turismo de negócios, onde empresários de todas as partes vêm a cidade para fechar novos contratos e conhecer novas companhias. Alguns fatores como localização central, importantes rodovias cortando a cidade e um aeroporto internacional faz com que Belo Horizonte seja cada vez mais atrativa. Mesmo com tanta possibilidade de mercado, a cidade conta com um empecilho, o alto valor das locações dos estabelecimentos para grandes reuniões e eventos, como congresso, feiras e exposições.

De acordo com o vice-presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), Rodrigo Mangerotti, a Capital necessita melhorar pontos importantes para o recebimento de eventos. " preciso que haja mais desoneração de impostos. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cobrança de ISS está em torno de 5% para quem realiza um evento aqui. Já em outras capitais, o ISS está em 3%. Os organizadores preferem não optar por Belo Horizonte devido à oneração", explicou.

Um ponto que também afasta as empresas são as taxas de estacionamento muito elevadas na Capital, em torno de R$ 20 a diária. A Mastermaq Software, empresa mineira que tem atuação em todo o Brasil, se esbarra nesses problemas quanto deseja realizar algum evento. "Não possuímos muitas opções de lugares para essas cerimônias e os preços são exorbitantes, algumas vezes impossibilitando a realização da convenção", explica o gerente de marketing, Helbert Macedo.

Em relação aos encontros com empresários e companhias de outros estados, a empresa constatou que algumas vezes sai mais barato ir para fora do Brasil do que viajar internamente. "Se for levar em conta o custo total de uma viajem, somando hospedagem, passagem e alimentação, às vezes compensa mais viajar para outro país do que se reunir aqui", ressalta o gerente.

Os poucos espaços para grandes eventos também são uma grande dificuldade. O Expominas e o Minascentro, principais opções de Belo Horizonte, estão sempre com a agenda apertada e atualmente estão com poucas datas até o próximo ano. "Para conseguirmos agendar, é preciso acertar tudo antes, com em média dois anos de antecedência e isso, muitas vezes, é impossível. Em alguns momentos queremos organizar um evento com alguns meses de antecedência, mas desistimos por conta da falta de ambientes", argumenta.

Para continuar realizando bons negócios e estreitar relacionamento com seu público, uma opção encontrada pelas empresas é a busca de novos espaços fora do Brasil. Pensando em atender a crescente demanda e interesse de seu público e investidores, esse ano a Mastermaq decidiu mudar. Realizado há sete anos, o Congresso Mastermaq 2014 sai das fronteiras brasileiras e se encontra na charmosa cidade de Buenos Aires e o local escolhido foi o luxuoso Hotel 752 Continental. Um dos motivos da opção também foi à oportunidade de inovar. "O destino proporcionará o contato com uma cultura diferente, ao mesmo tempo em que favorecerá a proximidade entre todos os participantes do congresso", ressalta Macedo. (DA REDAÇÃO)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.