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Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 28-05-2014 - 11:23 -   Notícia original Link para notícia
Três datas e um problema

Embora Infraero mantenha posição inicial e garanta entrega da obra em maio, concessionária diz que o prazo é 6 de junho, e operários alegam precisar de mais


Pedro Rocha Franco


Publicação: 28/05/2014 04:00


A três dias do fim do prazo para a entrega de todas as obras do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, só um passe de mágica pode permitir a entrega da reforma completa do terminal de passageiros e do terminal provisório, o"puxadinho". A Infraero mantém a posição de que até sábado tudo será concluído, mas, sobre o terminal principal, o consórcio contratado pela estatal afirma que a entrega será feita somente dia 6, menos de uma semana antes da partida inaugural da Copa, entre Brasil e Croácia. Na obra, os operários responsáveis pelas duas intervenções dizem que o prazo necessário para o fim das intervenções é ainda maior que o divulgado pelo consórcio contratado. 

A obra do terminal de passageiros na parte pública (antes do setor de embarque e desembarque) tem duas fases. Do lado direito, próximo ao check-in da TAM, as intervenções estão mais adiantadas. Parte do piso de granito já foi instalado na área estendida e parte dos jardins também já foi plantada. Os operários trabalham na parte elétrica e na instalação dos elevadores panorâmicos. A intenção da empresa é liberar a área até sábado, o que os operários dizem ser improvável. 

Do outro lado, à esquerda de quem entra no terminal, em sentido ao check-in da Gol e da Azul, o atraso é bem mais nítido e pelo menos mais 15 dias seriam precisos para a entrega dos trabalhos, segundo operários que trabalham na obra. Lá, nem o piso nem o jardim foram iniciados. Em ambos os casos, no segundo andar, falta colocar parte do piso de granito. Da mesma forma, a cobertura do terminal, o que permitirá a ampliação do terminal, ainda está em andamento, assim como a instalação de corrimão no parapeito do segundo andar de onde está instalado temporariamente o setor administrativo da Infraero.

O mobiliário dos restaurantes que irão compor a praça de alimentação já começou a ser transportado para o aeroporto, mas, segundo funcionários da Infraero, eles só começarão a funcionar dia no 6. Ao todo, serão 13 lanchonetes e restaurantes, sendo seis deles novos. Os estabelecimentos ficarão espalhados pelo terminal. A ampliação da unidade do Bob's foi inaugurada na semana passada. 

Uma novidade do aeroporto é o funcionamento do fraldário no primeiro piso. No espaço, os pais terão à disposição banheirinha, cama para troca de roupa e microondas para esquentar alimentos. Em contrapartida, a reforma do setor de desembarque internacional será feita depois de julho, ou seja, quando a Copa do Mundo já tiver acabado.

Segundo a estatal, resta apenas a instalação de quatro dos oito elevadores, a ampliação e reforma do saguão, a cobertura do saguão e a conclusão de dois dos cinco acessos à área de embarque. A Infraero diz, em nota, que "as melhorias destinadas ao atendimento da demanda prevista para a Copa serão entregues até o final deste mês". Por outro lado, as empresas contratadas para a obra, Marquise/Normatel, afirmam que "as obras no aeroporto de Confins serão entregues na próxima semana, dia 6". As empresas dizem que o prazo atende ao cronograma acordado com a Infraero, mas a estatal havia divulgado que as obras seriam entregues até 31 de maio. De acordo com o Portal da Transparência, 43% do cronograma das obras do terminal de passageiros foi concluído até o último balanço. 

A obra do terminal provisório também deve extrapolar o prazo. Assim como o terminal de passageiros, a reforma, com atrasos, estava prometida para 31 de maio. No canteiro de obras, segundo os operários, entre 10 e 15 dias são necessários para concluir o projeto. A ampliação do prédio que abrigava o terminal de aviação geral já foi feita, mas ainda restam a instalação de mobiliário e da parte elétrica e a conclusão dos acessos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inclusive, já esteve em Confins para vistoriar o projeto, mas foram feitas ressalvas - que a agência reguladora mantém em segredo. "O resultado será público assim que o relatório de inspeção for finalizado", diz nota da assessoria de imprensa. Ainda assim, a diretoria da Urbtopo, uma das empresas contratadas para a obra, disse ao Estado de Minas na semana passada que as intervenções seriam entregues no prazo. 

DESEMBARQUE TUMULTUADO Com o atraso na obra dos terminais, as seleções que irão ficar concentradas em Minas Gerais podem desembarcar com o aeroporto ainda em obras. A comissão técnica chilena e os jogadores chegam a Minas no dia 5 de junho, enquanto uruguaios e argentinos desembarcam em Confins no dia 9.

Além disso, o atraso na conclusão do projeto do "puxadinho" impediu que ele fosse usado durante a Copa do Mundo para receber voos comerciais. Ele será destinado exclusivamente a voos executivos internacionais. Além da dor de cabeça para os passageiros e o desconforto de um aeroporto saturado, o atraso na obra do terminal de passageiros restringiu a criação de voos extras para a Copa do Mundo e de novas rotas regulares.


 


Pátio ampliado chega atrasado


 


A única obra que pode ser entregue ainda nesta semana, segundo operários que trabalham em Confins, é a do pátio de aeronaves. Sua ampliação está em fase de homologação pela agência reguladora, que também não diz se a obra foi aprovada. A reforma dobra o tamanho do pátio, criando 33 posições de estacionamento de aeronaves.

A reforma faz parte do contrato que inclui a pista de pouso. Como são duas obras que compõem o mesmo contrato, segundo o Portal da Transparência, 35% do cronograma foi finalizado. A ampliação de 600 metros da pista de pouso está prevista para ser entregue em agosto. A conclusão do projeto depende de interdição de parte da pista para conectar os 3 mil metros atuais ao novo trecho. Portanto, o contrato completo está atrasado.

Confins era aeroporto-chave na operação da Copa do Mundo, devido ao sistema de pátio de aeronaves. A nova estrutura permitiria que aviões que tinham como destino Rio de Janeiro e São Paulo fizessem o pouso nas duas cidades e seguissem para Confins, permanecendo estacionados por lá. Isso, no entanto, não deve ocorrer, devido à proximidade do evento e à necessidade de planejamento.

Apesar dos repetidos atrasos, a Infraero afirma que os planos operacionais estão prontos e, atualmente, está em andamento o treinamento dos funcionários, desde o atendimento ao público, delegações, autoridades e trabalho na movimentação operacional de pista, pátio, terminais e tráfego aéreo. 


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