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Portal EM ( Economia ) - MG - Brasil - 27-05-2014 - 10:52 -   Notícia original Link para notícia
Lucro com amor e futebol

Como a abertura da Copa do Mundo cai também em 12 de junho, bares e restaurantes antecipam as comemorações e, com isso, faturam mais


Carolina Mansur
e Francelle Marzano


Publicação: 27/05/2014 04:00


Com a abertura da Copa do Mundo marcada para 12 de junho - Dia dos Namorados -, os corações dos casais acabaram divididos entre a celebração do amor e a do futebol. Diante do impasse, uma das saídas pode ser a antecipação da comemoração, que pela primeira vez ocorrerá em 11 de junho. A ideia, já adotada por bares, restaurantes, motéis e floriculturas, é resultado do #Movimento11, que surgiu a partir de campanha de marketing de uma marca de cerveja. Para quem adiantar a comemoração, a promessa é de descontos que variam de 11% a 30% em jantares, além de outros benefícios, como drinks de boas-vindas em motéis. Quem também ganha com a iniciativa são os empresários, que passam a lucrar duas vezes com a mesma data. Segundo a de Belo Horizonte (-BH), as vendas no comércio da capital devem movimentar entre R$ 2,15 bilhões e R$ 2,18 bilhões, alta de 1% a 2,5% ante o mesmo período de 2013. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG) e diretor do Grupo Meet, Fernando Júnior, a intenção é dobrar o movimento nos dois dias nos estabelecimentos. "Os comerciantes ganham com o movimento, e os consumidores com os descontos",  explica. 

O #Movimento11 (www.movimento11.com.br) foi lançado pela Brahma. "Alguém tinha que levantar a bandeira para não perder nenhum dos eventos e, entre os casais apaixonados e os amantes do futebol, a ideia parecia mais favorável para os casais, já que o jogo e a abertura da Copa não poderiam ser alterados", afirma o gerente de Marketing da companhia, Cristiano Fonseca. Segundo ele, a campanha ganhou força com adesão de novos parceiros, como redes de motéis, floriculturas, restaurantes, lojas e até shoppings centers.

No restaurante Bangkok, especializado em culinária tailandesa, os clientes gostaram da ideia e já começaram a fazer suas reservas para o dia 11. No dia, o chef de cozinha e dono do estabelecimeno, Beto Haddad, vai oferecer descontos de 15% a 20% no prato principal e espumante. "Vamos antecipar para quem quiser ver a Copa do Mundo, mas vamos manter a mesma programação no dia 12", diz. No Paracone, o cardápio ganha pratos especiais e a decoração com velas, toalhas brancas e corações vermelhos no dia 11. No dia 12, será transmitido o jogo.

O Provincia Di Salerno aderiu ao movimento como forma de manter a casa cheia durante toda a semana. "No dia 12, o incremento é de 80% em comparação a um dia normal", diz o proprietário e chef de cozinha, Remo Peluso. O resultado da ação para o dia 11, no entanto, depende da adesão das mulheres. Entre as estratégias para atrair o público dias antes da data oficial, Peluso, destaca uma campanha com o sorteio de dois jantares harmonizados no valor de R$ 260, cada. 

BRINDES Os motéis querem 100% de ocupação nos dois dias. Para isso, as ações que aconteceriam no dia 12 serão realizadas da mesma forma no dia 11. Na rede de motéis Forest Hills e Green Park, os casais serão brindados com um welcome drink na chegada. Já o Sunny Day vai investir numa rodada de drink afrodisíaco como brinde. A ideia é evitar filas no dia 12 e ter a casa cheia nas duas datas, por isso, nenhum deles irá trabalhar com pernoites.

O #Movimento11 também gera expectativas de faturamento alto nas floriculturas. Os consumidores que se anteciparem e agendarem a entrega dos presentes até o dia 11 pela Giuliana Flores ganham como brinde um colar semi-joia. Serão 10 mil colares distribuídos juntos com as flores. A floricultura Verde que te quero verde ficará aberta até as 21h no dia 11, além disso todas as flores e cestas serão acompanhadas por um cartão.

Em ação inusitada entre os malls, o Ponteio Lar Shopping adotou a campanha flexibilizando a comemoração em dois dias. Lá, o Boulevard Gourmet terá decoração especial, velas aromatizadas e saxofonista nos dias 11 e 12 de junho.


 


Alta de 12% nas vendas


 


Para unir os casais durante a Copa do Mundo, os shopping centers de Belo Horizonte apostaram na combinação "amor e futebol". A intenção é garantir incremento de até 12% nas vendas, além de aumento no tráfego de pessoas. Boulevard Shopping, Minas Shopping, Shopping Cidade, Pátio Savassi, DiamondMall e BH Shopping investiram juntos R$ 2,3 milhões para promover sorteios de carros, kits, bicicletas e viagens, e ações promocionais do tipo "comprou, ganhou". 

Com investimentos de R$ 400 mil, o Minas Shopping apostou no tema "Paixão Verde e Amarela", realizada de 30 de maio a 30 de junho, em que os clientes ganham um camisão duplo (enquanto durar o estoque de 3 mil unidades), e também concorrem, diariamente (de 1º a 30 de junho), a uma TV de 51 polegadas, a cada R$ 200 em compras. 

Para que os casais assistam juntos os jogos da Copa, o Shopping Cidade investiu R$ 400 mil para presentear os casais com um balde de pipoca personalizado (enquanto durar o estoque de 12 mil unidades), a cada R$ 250 em compras. Os clientes recebem ainda um cupom para concorrer ao sorteio de 21 pipoqueiras elétricas da marca Pop Fun. A expectativa de vendas é de 11% maior comparado com o mesmo período do ano passado e aumento de 30% no fluxo de clientes nos 15 dias que antecedem a data.

No DiamondMall, onde a intenção é crescer 12% em vendas e 2% no fluxo de pessoas, o investimento também foi de R$ 400 mil. A cada R$ 400, os clientes recebem um cupom para concorrer a um Mini JCW Coupê da BMW e a um kit torcedor personalizado pelo artista plástico Rogério Fernandes, composto por: duas bicicletas da Mini, uma cervejeira Consul, uma churrasqueira e uma TV 4K de 55 polegadas.

No BH Shopping, a cada R$ 400 em compras, os clientes recebem cupom para concorrer a um par de bicicletas elétricas da marca Sense Bike. Ao todo, o shopping, que fez investimento de R$ 650 mil na campanha, vai sortear 20 pares nos modelos Breeze e Wind. A expectativa é de que as vendas cresçam até 11% e o tráfego 3%. 

VIAGENS O Pátio Savassi investiu no modelo "comprou, ganhou" e a cada R$ 400 em compras presenteia os casais recebem uma manta com cinco opções de estampas estilizadas e um cartão musical Deezer, que dará acesso a mais de 30 milhões de músicas gratuitas por dois meses. Com investimento de R$ 250 mil, o plano é crescer 10% em vendas e 2% no fluxo de pessoas em relação ao ano passado.

No Boulevard Shopping, onde o investimento foi de R$ 200 mil, é esperado um incremento de até 9% nas vendas e um crescimento de até 6% no fluxo. A cada R$ 300 em compras no período de 30 de maio a 12 de junho, os clientes concorrem a três viagens para Fernando de Noronha. A partir de 2 de junho, a cada R$ 200 em compras, o Shopping Contagem sorteará pela campanha "Futebol e Paixão", 5 televisões de 50 polegadas. (CM)



Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
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