Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 24-05-2014 - 11:32 -   Notícia original Link para notícia
Artigo - MG, nascente do Brasil

Os acervos cultural e ambiental fazem do estado uma referência nacional


Eugênio Ferraz
Diretor-geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais


Publicação: 24/05/2014 04:00


Minas detém o maior patrimônio cultural e arquitetônico do Brasil. Aqui, nas cidades históricas, encontram-se as várias fases do barroco, com suas principais características. O estado é referência nacional e internacional do estilo singular do período colonial e fonte de pesquisa para estudiosos de todo o mundo. Isso não seria possível se a preservação não pautasse a consciência cívica de que preservar a história é preservar valores e, enfim, a própria identidade. Nessa somatória de iniciativas, percebe-se a consciência da sua manutenção se espalhar por toda Minas Gerais, propiciando maior longevidade à arquitetura original e única. Temos em Minas mais da metade de todo o patrimônio histórico e cultural do país e somos os detentores da segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, perdendo apenas para o Estado do Amazonas. Conhecido como "caixa d'água do Brasil", o estado deveria ser chamado de "Minas, nascente do Brasil", pois vemos nossos rios alimentando bacias hidrográficas que se estendem pelo continente, revelando a importância e posição estratégica que Minas assume, naturalmente, no cenário nacional. 

Por sua posição geográfica estratégica, Minas torna-se, naturalmente, um estado de referência na área do meio ambiente e da cultura brasileira, desaguando, também, todo seu potencial no turismo, essa indústria limpa que é vista pelo mundo inteiro como a grande fonte de divisas para os próximos séculos. Esse talvez seja o maior investimento a ser feito para desfrute das próximas gerações: investir na preservação de nossa história e na preservação do meio ambiente, garantido uma extensa rede que se inicia com o bem estar de toda a população, alimentando assim a indústria que será a grande geradora de emprego e renda nos próximos anos: o turismo. Por entender a importância estratégica do turismo e da preservação do meio ambiente, a cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, instituiu, há quatro anos, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que agracia personalidades que se destacaram por suas atividades culturais, educacionais e de cidadania na localidade, no estado e no Brasil.

Neste ano, o ainda mais acentuado viés cultural foi marcante na programação oficial da entrega da Comenda. Prova disso foram as apresentações e intervenções do grupo Valores de Minas e da seresta do Minas ao Luar.

Outra ação que deixou sua marca de forma singular foi a tenda montada para doação de livros, que entregou à população e turistas mais de 5 mil livros da literatura nacional, além de revistas e livros de arte, todos distribuídos gratuitamente na praça em frente ao Parque das Águas. Os demais eventos paralelos, voltados à cultura e à cidadania, contaram com a presença de centenas de crianças e adolescentes, em atividades conduzidas pela Polícia Militar de Minas Gerais e nas oficinas culturais ministradas pelo projeto Socialização, Arte e Cultura na Infância (Saci). Fato marcante foi a realização do segundo Seminário de Acessibilidade em Cidades Turísticas, que trouxe para o seio da sociedade a importância do direito à acessibilidade para todos, pois isso é, sobretudo, cidadania. Cidadania, meio ambiente e turismo em salutar emaranhado de resgate cultural rumo ao futuro.


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.