Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 23-05-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Copa e turismo em Minas

Circuito do Ouro é boa opção para quem não vai aos jogos


Ubiraney Silva
Presidente do Circuito do Ouro de Minas Gerais


O Mundial realizado no Brasil, pelo olhar da atividade turística, é uma conquista, uma dádiva ou um problema? No mínimo, temos um bom tema para reflexão! No caso das cidades-sede, como Belo Horizonte, os espaços públicos serão amplamente utilizados por turistas argentinos, costa-riquenhos, ingleses, colombianos e brasileiros. No entanto, há um público bem especial, a população de Belo Horizonte, que pode não ter as mesmas condições de circulação durante os jogos do mundial. Soma-se a isso o fato de que nem todos terão a chance de acompanhar de perto os jogos sediados na capital mineira. Por outro lado, os belo-horizontinos terão mais tempo livre, pelo menos nos seis dias de jogos programados na cidade. Assim, o segmento turístico tem um público em potencial: os moradores das cidades-sede do Mundial, a exemplo dos belo-horizontinos. 

A capital mineira, especialmente, é privilegiada. Bem próximo a Belo Horizonte está localizada a região do Circuito do Ouro de Minas Gerais, que abriga um acervo histórico cultural fantástico, paisagens deslumbrantes, cachoeiras em abundância, calendário de eventos recheado de opções e uma rica gastronomia. Essa região turística circunda a capital, oferecendo logística facilitada e custo acessível para inúmeras pessoas, a menos de uma hora de viagem, partindo de BH. O Circuito do Ouro apresenta-se no contra fluxo do público do mundial e se direciona não apenas para o turista da Copa, mas especialmente para o belo-horizontino. Os 16 municípios que integram o Circuito do Ouro fazem um convite coletivo para que o morador da capital possa sair da cidade e passear pelo interior e região metropolitana. São inúmeros atrativos, festas e opções de lazer por preços acessíveis. Uma oportunidade para conhecer parte dos 60% do acervo patrimonial do Brasil localizados em Minas Gerais. Uma chance para conhecer ou revisitar o destino "Estrada Real", uma vez que o Circuito do Ouro é considerado o "coração" da Estrada Real. Em Ouro Preto, o roteiro abrange uma série de museus, igrejas, casarões e monumentos históricos que encantam por sua imponência. Em Mariana, um dos destaques é o órgão centenário da Catedral da Sé. Já em Itabirito ocorre o maior festival Junino de Minas Gerais, regrado a uma gastronomia saborosa. Em Rio Acima, o destaque são as dezenas de cachoeiras. 

No destino "Entre Serras - da Piedade ao Caraça", por sua vez, é possível desvendar a riqueza histórica, aventureira e emocionante de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. Sabará se apresenta com seus aromas, hospitalidade e muita música. Para os amantes da literatura, Itabira oferece o legado de Carlos Drummond de Andrade e sua obra eterna nos Caminhos Drummondianos, além dos distritos de Ipoema e Serra dos Alves. Sabor, cultura, história e aconchego se estendem por Sabará, Nova Era, Piranga, Raposos, Nova Lima, Congonhas e Ouro Branco. As cidades do Circuito do Ouro convidam os moradores a sair de casa e entrar em campo para conhecer Minas Gerais.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.