Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Opinião ) - MG - Brasil - 23-05-2014 - 11:36 -   Notícia original Link para notícia
Setor de hotelaria atraente

Viviane Magalhães*


A hotelaria no Brasil está em franco processo de expansão. Conforme previsões do Ministério do Turismo, até 2022, o Brasil se tornará a terceira maior economia turística, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) prevê um crescimento de 7,3% para este ano, chegando a representar 4% do PIB, o que vem acontecendo, principalmente, por causa dos grandes eventos esportivos, que também estão estimulando as empresas nacionais a fazerem grandes investimentos em se preparar para a demanda de turistas, afetando diretamente o mercado de serviços de hospedagem.

A mudança está ampliando as vagas no setor, permitindo que as funções ligadas à hotelaria se tornem uma atraente possibilidade profissional. Até 2016, o governo acredita que serão criados 800 mil empregos formais na área, crescimento anual de 6,64% postos. Atualmente, o setor é responsável pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Um dos fatores que faz a área ocupar um papel tão importante é a amplitude de serviços oferecidos nos empreendimentos. A variedade possibilita o ingresso de profissionais diversos. Uma pesquisa recente do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagens) revelou que um em cada 11 empregos no mundo está ligado ao setor. Dentro de um hotel, por exemplo, existem várias áreas como cozinha, restaurante, governança, recepção, eventos, serviços gerais, manutenção, lavanderia, financeiro, administrativo, spa, lazer, entretenimento, recursos humanos, vendas e marketing. um mercado amplo e com múltiplas possibilidades.

Além dessa necessidade básica de qualificação técnica no campo de atuação desejado, o perfil pessoal é muito importante e cada vez mais requisitado para se trabalhar na hotelaria. O profissional precisa ser flexível em saber lidar com pessoas e apresentará uma natural simpatia e alegria em servir. As companhias buscam pessoas que possam passar a boa imagem da organização com um nível de atuação de excelência.

A disputa dos hotéis e resorts em oferecerem um atendimento de maior qualidade tem valorizado os profissionais mais capacitados. O crescente aumento de empregos na área e a necessidade de mão de obra com as características desejadas pelas instituições elevou os rendimentos dos profissionais como forma de atrair pessoas qualificadas. De acordo com o IBGE, o valor de salários e remunerações dos trabalhadores envolvidos com o turismo cresceu 117,7%, entre 2003 e 2009.

As oportunidades existem, basta encontrar pessoas que se encaixam dentro do perfil e da cultura institucional da empresa. A disputa no mercado é grande. O profissional mais adequado é aquele com um amplo conhecimento técnico da área em que atua, sabe ser flexível e lidar com pessoas, tendo simpatia e alegria para servir. As redes hoteleiras que oferecem melhores condições são capazes de atrair os melhores profissionais e conseguem reter esses talentos. Aqueles que se encaixam nas características desejadas pelo mercado podem encontrar um espaço para grande crescimento na carreira e com ampla oferta de opções.


* Diretora de recursos humanos da Rede Tauá de Hotéis e Resorts


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.