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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 23-05-2014 - 11:41 -   Notícia original Link para notícia
Mundial abre oportunidades para startups

Aplicativo já foi testado na Copa das Confederações/Divulgação


Muito além de mercados tradicionais, como o setor hoteleiro e o de restaurantes, a Copa o Mundo está movimentado os negócios com base em inovação. Startups com operação em Minas Gerais investem em tecnologias que facilitam o acesso a serviços e ajudam na localização dos turistas nas cidades-sede. Desenvolvidas em pelo menos dois idiomas, as soluções focam no torneio mundial para ganhar visibilidade, mas não deixam de pensar nas estratégias para sobreviver ao evento.

Com sede no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte, a fábrica de softwares, Squadra Tecnologia, está investindo na criação da MobUrb, startup que desenvolveu um aplicativo que ajuda na localização de pontos turísticos e eventos nas cidades. A tecnologia foi testada durante a Copa das Confederações, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, e agora está passando por melhorias e deve ser lançada, ainda este mês, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

De acordo com o vice-presidente de operações da Squadra Tecnologia, Rômulo Cioffi, a criação da startup surgiu do núcleo de inovação da empresa, que inscreveu o protótipo do aplicativo em um concurso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A empresa foi uma das vencedoras e recebeu R$ 3,4 milhões para desenvolver a tecnologia. Segundo Cioffi, a empresa ainda gastou R$ 2,600 milhões na criação do produto, totalizando um investimento de R$ 6 milhões. A expectativa é de que a startup tenha o retorno desse valor em até três anos.


Como funciona - O diretor explica que o MobUrb é uma evolução daquele tradicional mapinha que o turista recebe nos aeroportos. O aplicativo é integrado ao Google Maps e a redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e informa atrações na cidade ao mesmo tempo em que explica como chegar. "Ele é um legado para as cidades, pois traz informações sobre a importância histórica e cultural dos pontos turísticos. Além disso ele informa ao turista possíveis atrações: ele não vai querer só assistir aos jogos, então o aplicativo diz para ele o que fazer e como chegar", explica.

De acordo com ele, o aplicativo estará disponível para download gratuito ainda este mês. Com versões em português e inglês, ele terá 50 mil pontos de interesse em 12 cidades do país, entre restaurantes, parques, museus, shows, telefones úteis e serviços. Os usuários que se conectarem pelo Facebook ou Twitter ainda poderão visualizar os locais curtidos e recomendados pelos amigos. "Será uma timeline sobre eventos e atrações: o usuário poderá ver quem fez check-in ou recomendou determinado local. Ele também poderá abrir um chat on-line e conversar com o amigo que esteve no lugar", completa.

Cioffi explica que o lucro da empresa será por meio de publicidade. A startup cobrará das empresas que quiserem inserir suas marcas no mapa de atrações e serviços. Uma recente parceria acabou de ser fechada com uma operadora de celular que, em breve, deve assumir as divulgações do aplicativo. Durante a operação teste na Copa das Confederações, o aplicativo foi utilizado por 12 mil pessoas, mas a expectativa da empresa é atingir 500 mil usuários durante a Copa do Mundo. "Também estamos apostando na fidelização: é um aplicativo que será muito útil, inclusive, para o morador da cidade que quer saber das atrações", frisa.



Mineira cria função de GPS on-line


Thaíne Belissa


Se deslocar em Belo Horizonte vai ficar mais fácil com o software da startup mineira Up! Gps Online. Em desenvolvimento há seis meses, a solução é uma evolução dos mapas comuns disponibilizados atualmente. Além de indicar o melhor trajeto de um ponto ao outro, ele informa sobre a utilização de transporte público, localização de pontos de táxi e sugere empresas e comércios que estejam no caminho do usuário.

De acordo com o fundador da empresa, Víctor Jannuzi, a ideia é concentrar em um único dispositivo todas as informações que possam ser úteis ao usuário que está se deslocando pela cidade. Na medida em que a pessoa faz seu trajeto, o software vai apontando estabelecimentos próximos, como hotéis, restaurantes, farmácias e supermercados. Atualmente, a startup tem parceria com empresas de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, em Belo Horizonte e em São Paulo.

O fundador faz questão de frisar que as sugestões de empresas não são aleatórias. Os estabelecimentos aparecem para o usuário de acordo com o perfil dele. "O perfil é traçado de acordo com a utilização do GPS: se a pessoa para todos os dias em uma padaria, o software vai entender que ele tem interesse em produtos relacionados àquele estabelecimento. Isso é importante, pois não queremos indicar uma churrascaria para um vegetariano", diz.

Jannuzi afirma que o produto será lançado até o fim desse mês, visando sua utilização por turistas durante a Copa. Mas ele destaca que o objetivo da empresa é acrescentar ainda mais informações úteis nos próximos meses, como interdições de vias, congestionamento e buracos nas ruas. Para isso, o fundador já está em negociação com algumas prefeituras no Estado. A meta da Up! GPS Online é atingir um milhão de usuários até o fim deste ano.



City Heros agiliza denúncias e chamadas urgentes


Thaíne Belissa


Daniel Poncel e Mauro Trigo: auxílio para turistas que visitam Belo Horizonte/Divulgação


Recém-chegada a Belo Horizonte, a startupchilena City Heros une tecnologia e colaboração popular para a construção de cidades melhores. Com dois anos de vida, a empresa criou um aplicativo para denúncias e informações urgentes, que chegam ao destino adequado em menos de 30 segundos. No Chile, a tecnologia já é utilizada pelo Corpo de Bombeiros: os cidadãos podem comunicar incêndios ou emergências pelo celular. Para a Copa do Mundo, a empresa está desenvolvendo um aplicativo de auxílio aos turistas em Belo Horizonte.

startup está em Belo Horizonte há três meses, onde é acelerada pelo programa do governo estadual Startups and Entrepreneurship Ecosystem (Seed). De acordo com o co-fundador, Daniel Ponce, o aplicativo foi testado no Mineirão há um mês, durante um jogo da Copa Libertadores. "Instalamos uma central de monitoramento no estádio e, durante o jogo, as pessoas podiam fazer chamadas, denunciando alguma situação de violência. Elas podiam fazer fotos e descrição de situações, como brigas, por exemplo", relata.


Gargalo - Segundo Ponce, o teste foi bem-sucedido, mas a empresa enfrentou dificuldade com a infraestrutura de telecomunicação dentro do estádio. Ele explica que o serviço não estará disponível para Copa, mas a empresa estuda a implantação nos estádios para o futuro. Para atender a demanda do torneio mundial, a City Heros está desenvolvendo o Heróis da Copa, aplicativo que vai auxiliar os turistas em suas dúvidas e demandas urgentes.

"Por meio do aplicativo, os turistas que estiverem em Belo Horizonte poderão fazer chamadas caso estejam perdidos, em situação de risco ou com alguma outra urgência", explica. Para responder as chamadas, a startup está desenvolvendo parcerias com empresas que tenham interesse em divulgar suas marcas. Até agora, a City Heros já fechou contrato com uma empresa de turismo e está em negociação com uma startup que oferece aluguel de quartos e imóveis. Segundo Ponce, além de responder questões, as empresas também poderão enviar alertas com dicas sobre a cidade, como melhores meios de transporte, locais para visitar e trajetos mais seguros.

"Para as empresas é uma oportunidade interessante porque, além de divulgarem suas marcas, estarão abrindo o primeiro contato com os turistas, que podem ser futuros clientes", diz. De acordo com ele, a empresa ainda está buscando parceiros, a fim de conseguir o maior número de respondentes. A previsão é de que o Heróis da Copa seja lançado até o fim deste mês.

Além de soluções para as populações das cidades, a City Heros também desenvolve funções do aplicativo para relações corporativas. Uma primeira versão direcionada para empresas de segurança privada já está sendo comercializada no Brasil. De acordo com Ponce, por meio do aplicativo, os clientes da empresa de segurança podem fazer chamadas de urgência, que serão direcionadas a uma central de monitoramento. Ainda por meio do aplicativo, o segurança que estiver mais próximo é localizado e recebe uma comunicação com a demanda.

O valor do serviço depende do número de pessoas conectadas ao aplicativo, mas o preço mínimo é de R$ 30 mensais por usuário. A expectativa da startup é atender pelo menos 30 empresas até o final deste ano. O co-fundador também destaca o setor de seguradoras e os condomínios como futuros clientes. A parceria com o governo para atendimento em órgãos como Polícia e Corpo de Bombeiros também está sendo estudada pela startup.


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