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Portal O Tempo ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 22-05-2014 - 11:45 -   Notícia original Link para notícia
População se espanta com peso dos impostos nos produtos


Lotado, Muitas pessoas foram ontem a um posto que vendia gasolina sem carga tributária e ficaram surpresos com a diferença de preço


Queila Ariadne


Comprar uma trufa de chocolate por 37,6% a menos. Uma água mineral por menos 44,5% e o litro da gasolina com queda de 36%. Isso, que os belo-horizontinos puderam experimentar nesta quinta-feira (dia 22), não é desconto. Era imposto. A campanha Dia da Liberdade de Impostos já acontece há oito anos, mas ainda provoca espanto na população, que arregala os olhos quando fica sabendo o peso da carga tributária em cada produto. "Esse é o objetivo, alertar a sociedade para que elejam pessoas que estejam preocupadas com a reforma tributária", afirma o presidente da de Belo Horizonte (-Jovem), Lucas Pitta.
 


Surpresa é exatamente o sentimento que tomou conta do comerciante Bruno Henrique Siqueira,25, Nesta quinta, ao colocar gasolina de R$ 2,86 por R$ 1,84 o litro. "Eu sabia que o imposto era alto, mas não tinha ideia de que era tanto", confessa. Ele foi o primeiro da fila do posto Pica Pau, que vendeu 5.000 litros de gasolina sem os 36% de imposto.


"Fiquei sabendo e cheguei meia-noite para aproveitar o preço", contra Siqueira. Ele comprou 25 litros e economizou R$ 25,50. Com esse dinheiro, ao invés de pagar impostos, ele poderia comprar mais nove litros de gasolina, pelo custo normal, com tributos.


"Nosso objetivo com essa campanha é atrair cada vez mais empresas e alertar sempre mais pessoas. No ano passado, cerca de 20 participaram. Neste ano, já foram 40. No ano que vem, esperamos ainda mais", afirma o presidente da -Jovem.


Os supermercados, por exemplo, participaram pela primeira vez. O gerente da rede Super Luna, Bruno Silva, afirmou que o resultado foi impressionante. Eles colocaram à venda amendoim com desconto de 35,5%. "Tivemos crescimento de mais de 130% no volume da venda comparando à venda do dia anterior. Não limitamos a compra para o cliente. Ele podia levar qualquer quantidade até acabar com estoque, a promoção foi do início da abertura da loja até o fechamento. A procura foi muito grande devido aos descontos, mas não tivemos problemas com estoque, porque nos preparamos muito bem", informa o gerente.


Ao todo, as sete lojas da rede participaram. Para Silva, a reação das pessoas chamou muita atenção. "Elas ficaram surpresas com os percentuais de impostos", destaca Silva.


Nesta quinta, vários setores aceitaram vender os produtos sem impostos, de chinelos e roupas a refeições e itens de papelaria. Dezenove cidades aderiram. São os próprios lojistas que arcam com a diferença do que deixam de faturar ao abrirem mão dos impostos recolhidos. Eles não cobram do cliente, mas têm que acertar as contas com o governo.



Carga pesada

Pesquisa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o brasileiro só vai ganhar livremente depois de 31 de maio. Até lá, a renda será toda para pagar impostos.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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