Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Turismo ) - MG - Brasil - 20-05-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Oh linda Recife

Visitantes poderão conferir a rica história expressa nas obras arquitetônicas e muito agitação, pois o Mundial coincide com festanças de são-joão


Cecília Pinto Coelho


O Marco Zero é um dos espaços mais tradicionais das manifestações culturais e populares da capital pernambucana


"Voltei, Recife. Foi a saudade que me trouxe pelo braço", dizia a letra escrita por Luís Bandeira e cantada por Alceu Valença. E é normal existir essa saudade mesmo: a capital pernambucana encanta visitantes com a cultura latente ao povo local. Por lá, viveram boa parte dos maiores artistas do país, como Chico Science, Alceu Valença, Luís Gonzaga, Lenine e Reginaldo Rossi. O recifense tem a fama de ser bairrista - e com razão. Durante parte da colonização portuguesa, foi a cidade mais rica do Brasil e se tornou a capital da colônia holandesa, que se estabeleceu na região há 400 anos. 

Assim, a cidade carrega consigo séculos de história que ainda hoje ressoam pelas ruas. O Marco Zero, ponto onde nasceu a cidade, é destino obrigatório. O local fica na praça Rio Branco, cercada por obras de arte e edificações centenárias, como o prédio da Bolsa de Valores. No coração do Recife Antigo, bairro histórico, o lugar é palco de grandes apresentações musicais a céu aberto e gratuitas. Ainda por lá, a boêmia Rua da Moeda, com outras vias paralelas, coroa a vida noturna local.

No mesmo período da Copa do Mundo, ocorrem as festas de são-joão. A sanfona entra em cena e o baião e o forró tomam conta das ruas. A cidade de Caruaru, há 130 quilômetros do Recife, é o destino certo para quem quer dançar quadrilha, comer canjica e o famoso mungunzá.

LOGO ALI Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade de Olinda foi, durante muito tempo, centro da capitania de Pernambuco e uma das cidades mais importantes do período colonial. Distante apenas sete quilômetros do Recife, a cidade guarda quase 500 anos de história em construções seculares e nas ricas tradições do povo.

Não dá para deixar de conhecer as 24 igrejas centenárias de Olinda, construídas desde o século 15. A mais conhecida, Igreja da Sé, fica na parte alta da cidade, mostrando, entre os coqueiros, boa parte da região, e, ao fundo, os altos prédios do Recife. Outro passeio indispensável, é conhecer o Fortim de São Francisco, uma fortaleza militar construída em 1629 para proteger a região. Todos os anos, em fevereiro, milhares de pessoas tomam as ladeiras ao som do frevo no tradicional carnaval da cidade. Em blocos e troças carnavalecas, os foliões se sujam de lama e dança, enquanto tomam a conhecida bebida local Axé, misto de cachaça e 27 ervas que, segundo os nativos, é o que dá energia para subir os morros da cidade.

NORONHA As 21 ilhas do arquipélago Fernando de Noronha constituem um dos cartões-postais mais bonitos do estado de Pernambuco. Não é à toa que o local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco: nativos, governantes e turistas batalham para preservar a natureza praticamente intocada da região. Embora esteja distante (a principal ilha fica a 500 quilômetros do Recife), Fernando de Noronha é sempre um destino certo para quem visita o estado.


VÁ TAMBÉM
Porto de Galinhas

» Há menos de uma hora de Recife, a praia de Porto de Galinhas é famosa pelas piscinas naturais cristalinas que se formam entre os corais existentes na região. Não é difícil ver uma infinidade de espécies de peixes e outros animais marinhos, um mais colorido que o outro.

Maracaípe
» Ao lado de Porto de Galinhas, Maracaípe é o lugar ideal para quem quer procura por praias mais vazias. As pousadas à beira-mar da pequena vila e as paisagens paradisíacas dão o charme ao local. As águas agitadas da região fazem com que seja um dos pontos cobiçados por surfistas do Brasil.

Praia dos Carneiros
» As águas quentes e calmas da Praia dos Carneiros atraem os turistas que buscam por tranquilidade. O local praticamente deserto se reúne à natureza intocada para deixar a praia ainda mais atraente, com piscinas naturais, areia bem branca e coqueiros.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.