Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Turismo ) - MG - Brasil - 20-05-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Por dentro dos trilhos

Quem vai para a Europa não perde a oportunidade de dar um passeio de trem para outra cidade. A proximidade de um país a outro permite deslocamentos com conforto, rapidez e economia


Júlia Boynard


O trem compõe uma bela imagem com a paisagem das montanhas suíças


O trem, transporte considerado expressão máxima da civilização europeia, te livra de diversas burocracias de um avião. O check-in acontece só em alguns trens (espanhóis e da Eurostar) - o que evita chegar com horas de antecedência -, a conferência de passaporte acontece dentro do trem, além de não ter as mesmas explicações penosas de embarque dos aviões. Para os leigos nas viagens de trem, é só chegar com antecedência nas primeiras vezes, que logo se aprende.  Porém não é só questão de conforto, rapidez e economia; é a maneira mais divertida e charmosa de viajar pela Europa. Nas viagens diurnas, pode-se apreciar as paisagens europeias através das amplas janelas dos vagões, ou nas viagens noturnas, dormir em confortáveis 'couchettes' ou vagões leito, economizando tempo e dinheiro. Para te ajudar a viajar pelo velho e bom continente, sem dúvidas e com mais facilidade, separamos dicas para te auxiliar.


Bilhetes
» Antes de tudo, programe sua viagem. Onde passar, quais os melhores trechos, qual a melhor operadora para as viagens. Estude o tempo gasto para ir de um lugar ao outro, as paradas intermediárias, o tempo gasto em cada uma. Planejar-se com certa antecedência, 90 dias antes da data pretendida, pode garantir a economia de alguns bons euros. O passe de trem compensa se você pretende visitar uma grande quantidade de países (ou fazer muitas viagens dentro de um único país) em um determinado espaço de tempo. Os bilhetes normalmente tem prazo de até três meses para viagem. A Eurail é representada pela Rail Europe no Brasil. Pelo site você pode planejar sua viagem, escolher algum roteiro, como o de Genebra a Paris, adquirir o passe e recebê-lo pelos Correios antes de sua viagem. Comprar tíquetes separados é a forma mais fácil de economizar caso a intenção seja viajar para poucos lugares ou especialmente para o Leste Europeu (pois lá os preços costumam ser bem em conta).  Fique atento, ainda, para o fato de que quanto mais alta a velocidade do trem, mais cara pode ser a passagem. Além disso, outra opção para aqueles que desejam gastar menos são os trechos noturnos.
http://www.raileurope.com.br
http://www.europass.ie/europass/

Bagagem
» Esse recado é especial para as mulheres: não exagere nas malas. Os espaços internos costumam ser reduzidos e, na segunda classe, as malas viajam em prateleiras que nem sempre ficam próximas do passageiro. O recomendado é levar somente o que conseguir carregar nas mãos. Nas estações de trem, não existem despacho de malas, como nos aviões. Durante a viagem você será o responsável por sua bagagem.


Muitos pontos podem ser visitados com menos gastos financeiros por causa da economia proporcionada pelo transporte


Pontualidade
» Apesar de não precisar chegar adiantado para o check-in, a pontualidade é característica dos trens. Faltando dois minutos para sair, eles fecham o embarque. Como é preciso encontrar a plataforma correta dentro da estação, é bom chegar com uma pequena folga de tempo para não haver erro. Nas estações, há sempre um placar eletrônico, como nos aeroportos, indicando o horário e a plataforma de onde sai o seu trem. Fique de olho e chegue a tempo para encontrar a sua plataforma sem estresse. Hoje em dia existem diversos apps de ferrovias europeias que dão informação atualizada sobre os horários dos trens.

Preste atenção no nome das estações 
» Imprima a reserva antes de viajar, para ter à mão todas as informações. Além de algumas cidades terem mais de uma estação de trem, dependendo do idioma do país onde você estiver, é fácil se confundir com o anúncio pelo microfone do nome das paradas. Nem sempre a sua estação é o destino final do trem. Para não saltar no lugar errado e ficar perdido, veja com atenção o trajeto e quantas estações estão no seu plano de viagem.  Uma das surpresas mais desagradáveis que pode acontecer em um trem é sentar num vagão que não vai para a cidade que você quer.  Algumas vezes o trem se divide em uma determinada estação e alguns vagões vão para outra direção. Informe-se bem e cheque se na plataforma tem o cartaz com a composição do trem.


MEMÓRIA
Orient Express

Em 1883, partiam da estação Gare de l'Est, em Paris, os vagões do Expresso Oriente rumo a Constantinopla, hoje Istambul, capital da Turquia. Pela primeira vez, os ricaços cruzavam a Europa rumo à porta de entrada da Ásia. O percurso foi inspiração para a escritora inglesa Agatha Christie escrever o best-seller Assassinato no Expresso do Oriente (1934). A autora conheceu o trem em sua fase áurea. Os vagões já chegavam à Estação Sirkeci, em Istambul, por um trajeto feito só sobre trilhos e eram sinônimo de luxo - até a realeza fazia questão de conhecê-los. Considerado um dos trens mais luxuosos do mundo, os passageiros eram sempre burgueses milionários e membros da aristocracia europeia. O público-alvo do Expresso do Oriente continua o mesmo: gente disposta a pagar uma pequena fortuna por uma viagem memorável.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.