Leitura de notícia
Agora - Divinópolis ( Cidade ) - MG - Brasil - 15-05-2014 - 11:34 -   Notícia original Link para notícia
Inadimplência assusta e vendas decepcionam


Comércio registrou queda nas vendas em abril para consultas a prazo



Faturamento do comércio indica queda em abril, de acordo com


Pablo Santos


Após ficar com a meta de vendas abaixo do esperado no Dia das Mães, o comércio divinopolitano amarga três resultados negativos e preocupantes em abril. O faturamento caiu, a inadimplência subiu e o número de pessoas limpando o nome diminui. Os números foram apresentados ontem pela () de Divinópolis.


A inadimplência no município apresentou forte alta em abril, na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a , o aumento foi de 15,10% no mês passado.


- As famílias brasileiras estão endividadas. Muitos estão com os famosos carnês e esticam a dívida por muito mais tempo e não tem condições de comprar - afirmou o presidente da , Rogério Aquino.


As consultas para as compras a prazo demonstrou forte queda de 13,14% em abril, versus o mesmo mês de 2013.


- As consultas indicam que o comércio vendeu menos. Porque quem está endividado não vai comprar no crediário e por isso não faz consulta - explicou Aquino.


Outro indicativo que o comércio anda com as vendas travadas se refere aos cancelamentos de registros.
De acordo com as estatísticas da , o número de pessoas procurando o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para limpar o nome caiu 16,44%, na comparação com maio.


Histórico


O aumento da inadimplência em Divinópolis neste ano começou em março com a elevação de 2,69%, na comparação com o mesmo mês de 2013. Janeiro e fevereiro o índice ficou com baixa de 11,44% e 1,82%, respectivamente.


Desde o começo do ano, as consultas para as compras no crediário assinalam tendência de queda. Nos primeiros quatro meses, apenas em fevereiro os números ficam positivos em 5%. Já em janeiro, o índice de consultas para compras a prazo apresentou declínio de 4,56%, na comparação com o mesmo período de 2013.


Em março, as consultas para o crediário registraram outra queda forte: 10,30%, apontou os números da .


- A economia está desacelerando e o comércio sente esse período ruim. É preocupante para o setor esses resultados com perdas fortes. Esperamos um segundo semestre melhor para diminuir o prejuízo - comentou Aquino.


Mães


Os números oficiais do Dia das Mães no comércio divinopolitano ainda não saíram, mas o presidente do , conforme disse ontem em reportagem publicada no Agora, reforçou que instabilidade econômica e a quantidade de feriados em 2014 prejudicaram ao comércio nacional.



Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.