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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 06-05-2014 - 10:33 -   Notícia original Link para notícia
Lucro da CVC sobe 9,1% no trimestre

Por João José Oliveira | De São Paulo



A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, registrou no primeiro trimestre deste ano lucro líquido 9,1% maior que o apurado no mesmo período de 2013, atingindo ganho final de R$ 39,3 milhões. Na mesma base, a receita líquida de vendas avançou 13,3% para R$ 185,7 milhões.


"O fato de podermos estar no quarto trimestre seguido com resultados consistentes dá tranquilidade ao mercado que a CVC não se trata de bolha", disse o presidente da CVC, Luiz Falco, ontem ao Valor, após a divulgação dos resultados. "Com o passar do tempo, o mercado deve ajustar os valores [das ações] com a consistência do que a gente está entregando", disse o executivo, quando perguntado sobre a variação das ações na Bovespa.


Ontem, a ação da CVC fechou o pregão na bolsa com queda de 0,31%, a R$ 16,25. Na oferta pública inicial de ações (IPO), em 9 de dezembro do ano passado, os papéis da companhia saíram a R$ 16, abaixo da faixa indicativa do prospecto de lançamento, que ia de R$ 18 a R$ 22.


Segundo comunicado divulgado ontem na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a CVC se apoiou no crescimento das vendas nas lojas próprias e no canal on-line para aumentar em 20,2% as reservas confirmadas e em 18,7% as reservas embarcadas no primeiro trimestre deste ano ante mesmo período de 2013.


As vendas nas mesmas lojas cresceram 13,2% e as reservas confirmadas on-line subiram 125,4%. Além disso, a CVC aumentou o número de lojas próprias de 733 para 814 pontos de venda entre março de 2013 e março de 2014. "Na hora em que crescemos nesse setor, tudo cresce: vendas, margens e despesa. Embora a gente esteja trabalhando para segurar custos".


As despesas gerais e administrativas caíram 1,3%, para R$ 47,3 milhões. O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) avançou 20,2%, para R$ 97,6 milhões, sustentando uma margem Ebitda de 52,5% - ante 49,5% em 31 de março de 2013.


Já o retorno sobre o capital investido (Roic) atingiu nos 12 meses encerrados em 31 de março a taxa de 30%, ante 27,40% um ano antes. "A gente tem conseguido alongar o agendamento das viagens e isso dá uma melhora de caixa. Quanto mais eu cresço, mais eu preciso de caixa", disse Luiz Falco, apontando que a companhia atua em um segmento que trabalha com fluxo de caixa negativo - a compra dos pacotes ocorre antes de a empresa recebes dos clientes.


O executivo disse que a companhia tem trabalhado para reduzir essa diferença. A CVC passou a disponibilizar produtos com maior antecedência, permitindo a captura de novos clientes e impactando positivamente o capital de giro da companhia.


O prazo médio entre a data da despesa na compra de produtos e a data de venda efetivada caiu de 42, no primeiro trimestre de 2013, para 37 dias nos três primeiros meses de 2014. "É possível continuar reduzindo essa diferença se o mercado continuar antecipando compras", afirmou Falco. "E tem um pouco de sazonalidade também", disse.


O presidente da CVC afirmou que a realização da Copa do Mundo no Brasil, que ocorre entre 12 de junho e 13 de julho, terá reflexos positivos para o desempenho da CVC. "Será uma grande oportunidade porque as férias serão mais longas em vários Estados", disse Falco. Segundo ele, a demanda por pacotes para as cidades-sede, que estava adormecida, ganhou força após março, especialmente para destinos no Nordeste do país.






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