Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 03-05-2014 - 11:29 -   Notícia original Link para notícia
Maria-fumaça ganha espaço em Minas Gerais

Trecho a ser recuperado é um antigo trajeto de nove quilômetros dentro da cidade


Daniela Maciel


O trem será mais um atrativo de Poços de Caldas e vai gerar emprego e renda para a população/Fábio Dardes / Acervo Rafael Correa


As charmosas viagens de maria-fumaça, que tanto fizeram sucesso no início do século 20, começam a ser revalorizadas no Brasil e o próximo trecho a ser recuperado é um antigo trajeto de nove quilômetros dentro da cidade de Poços de Caldas, na região Sul de Minas. Esse é, pelo menos, o desejo do secretário municipal de turismo e cultura, Rômulo Vilela Filho, que assinou convênio com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, no dia 25 de abril, durante a oitava edição do Seminário Trens Turísticos do Brasil, em Jaguariúna, no Estado de São Paulo, para a realização de um estudo técnico de viabilidade do trecho.

A linha que ligava a estação de Bauxita, do subúrbio de Poços de Caldas ao centro da Cidade foi inaugurada por Dom Pedro II no século 19. A objetivo agora é reintegrá-la ao trecho que vai até as cidades de Águas da Prata e São João da Boa Vista, ambas no Estado de São Paulo, totalizando 40 quilômetros. "Esse caminho já foi de grande importância para a cidade e, infelizmente, foi praticamente destruído, e hoje não existem sequer os trilhos e dormentes. Em 45 dias, teremos pronto o diagnóstico de viabilidade e então poderemos buscar parceiros para dar andamento ao projeto", explica Vilela Filho.

Se o estudo de viabilidade der sinal positivo à Prefeitura de Poços de Caldas, tem seqüência, então, a realização do projeto executivo e a busca de parcerias interessadas em explorar as obras e o trecho. A expectativa é de que, já no início de 2016, uma maria-fumaça puxe três ou quatro vagões lotados de turistas interessados em passear pela cidade conhecida pela águas termais.

"Sabemos que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) fez a doação de trilhos e dormentes para algumas ferrovias de turismo e vamos atrás dessa ajuda. Também vamos contatar as concessionárias de outros trechos para conseguir material que possa ser cedido. O objetivo é gastar a quantidade mínima de recursos do município", afirma o secretário de turismo e cultura.

A intenção, embora não existam estudos técnicos que traduzam essa possibilidade em números, é gerar empregos qualificados com a inauguração. "O trem turístico será mais um atrativo de Poços de Caldas e que vai gerar emprego e renda para uma população ainda capaz de operar esses equipamentos, além de movimentar toda a cadeia do turismo da cidade", completa.


Política pública - Em busca de uma política permanente para o turismo municipal, que vá além das ações de governo, está sendo elaborado o Plano Diretor de Turismo de Poços de Caldas, com a apoio técnico da Fundação Getulio Vargas (FGV). "Durante muito tempo sofremos com a descontinuidade das políticas para o turismo. Sabemos que precisamos criar um referencial técnico-científico para balizar as ações dando sustentabilidade a um planejamento de longo prazo", destaca.

Entre as últimas ações de revitalização e modernização dos atrativos estão a entrega das Thermas Antônio Carlos e do Palace Cassino, em março, e a revitalização do Cristo Redentor e inauguração do Museu de Ciências, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), previstas para o fim de 2014.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.