Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Turismo ) - MG - Brasil - 29-04-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Fora do circuito, só por enquanto

Distrito de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto revela atrativos naturais, como cachoeiras e cânions, e atrações culturais pouco exploradas. Tudo regado a quitutes e a um bom café


Bárbara Fonseca/Especial para o EM



Broa de milho com melado, bastante conhecida na região, é uma das delícias do café da manhã


Se você é do tipo que adora ir a lugares pouco conhecidos - e que, inclusive, deixa de frequentar certos destinos quando eles se tornam populares demais -, preste atenção nesta dica. Em abril, a expedição Sabores de Minas esteve em Ouro Preto para garimpar joias gastronômicas da antiga Vila Rica e de seus distritos. Destino mais que conhecido dos mineiros, o município mostra que ainda tem muito para surpreender os visitantes. E uma dessas boas descobertas está a 35 quilômetros da sede, com duas opções de acesso, ambas por estrada de terra. Trata-se de Santo Antônio do Salto, distrito situado aos pés da Serra de Lavras Novas, em meio a uma paisagem exuberante.     O povoado do Salto tem origem ligada à Fazenda do Salto, que minerava a região ao final do século 18. O nome, segundo a história, tem a ver com o fato de ali ser o último local em que se saltava o rio para chegar à Fazenda Bandeiras, a Piranga ou a Catas Altas. Moradores, contudo, têm inúmeras versões para essa e outras histórias, o que faz do Salto um lugar de muitas lendas, como todo bom interior mineiro.

Quem gosta de contar causos é a moradora Heloísa de Fátima Moutinho, nascida e criada no distrito. A casa dela, aliás, é um bom ponto de partida para explorar as belezas da região. Basta ligar e combinar que, logo cedo, a mesa do café já estará posta, com quitutes de fazer qualquer plebeu se sentir majestade. Não deixe de saborear a broa de milho com melado, uma espécie de cartão-postal do lugar. Rosquinhas, mingau de milho verde, suco de couve e café coado na hora completam o banquete matinal. "É tudo feito aqui, não tem nada artificial. Faço questão de servir esse café às visitas e hóspedes, para mostrar o que temos de melhor em nossa culinária."     

Aventura Da casa de Heloísa o passeio segue em direção aos atrativos naturais de Santo Antônio do Salto, que são abundantes. A Cachoeira do Ribeirão Soares, ou Cachoeira do Toninho, a cerca de três quilômetros da Praça Santo Antônio, é a mais próxima, sendo de fácil acesso tanto de carro quanto a pé. São 10 metros de queda e um poço para banho com cerca de dois metros de profundidade. Também a três quilômetros da praça está o Cânion do Funil, cujo acesso se dá pela estrada que vai para a Usina Hidrelétrica do Salto. Consiste em um trajeto de 1,5 quilômetro entre as cadeias de montanhas da Serra de Lavras Novas e da Serra do Cibrão, em uma depressão na qual corre o Rio Mainart. Há uma ponte metálica para que o visitante possa fazer o percurso, que dura em média 50 minutos. Agências de turismo em Ouro Preto e Lavras Novas oferecem pacotes que incluem rafting no Rio Mainart, entre outros esportes de aventura.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.