Leitura de notícia
G1 ( Minas Gerais ) - RJ - Brasil - 16-04-2014 - 10:25 -   Notícia original Link para notícia
PBH e governo de MG terão ponto facultativo na Copa, diz secretário - 16h54

Medida será adotada somente em dias de jogos da seleção brasileira.
Capital não terá feriado durante a Copa do Mundo, afirmou Tiago Lacerda.


Do G1 MG


O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, disse nesta quarta-feira (16) que servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e do governo de Minas terão ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Segundo ele, as definições devem ser publicadas em decretos na próxima semana.

Lacerda esclarece que o ponto facultativo será válido somente em parte do período de trabalho dos funcionários. "Nós temos seis jogos aqui [em Belo Horizonte]. Destes, três são no sábado. Os outros três, são em dia de semana. Haverá ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira, seja aonde for este jogo. Não sendo em Belo Horizonte, três horas antes da partida. Se o jogo for em dia útil e for em Belo Horizonte, cinco horas antes da realização do jogo", afirmou o secretário.

O secretário disse também que, dos decretos de ponto facultativo, serão excluídos órgãos públicos municipais e estaduais, diretamente ligados ao turismo. Ele citou como exemplo os museus. A assessoria da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes completou, ainda, que o ponto facultativo não vai se aplicar aos serviços hospitalares, de segurança pública, das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs),  além dos órgãos e entidades vinculados à operação Copa do Mundo.

De acordo com Lacerda, em uma definição conjunta entre estado e município, ficou acertado que não será decretado feriado em Belo Horizonte por causa da competição. Na última semana, a de Belo Horizonte (-BH) já havia informado que firmou um acordo para a PBH não decretar feriado durante os jogos no Mineirão e nos dias de partidas do Brasil. "Eu entendo que a Copa do Mundo é um grande momento para o comércio gerar suas receitas. Eu acho que não seria justo nem para o comércio e nem pras pessoas que estão na cidade visitando não ter esses serviços à disposição", justificou.

Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (SMCOPA) informou que a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não tem confirmação oficial sobre a definição de ponto facultativo.


Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.