Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 12-04-2014 - 10:01 -   Notícia original Link para notícia
Novo perfil da hotelaria abre vagas

Até 2016, o governo brasileiro acredita que cerca de 800 mil empregos formais deverão ser criados no setor.


A hotelaria no Brasil está em franca expansão devido a vários fatores, principalmente, em decorrência dos eventos esportivos que estão estimulando investimentos em melhorias nas empresas. A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) prevê que o segmento deve crescer cerca de 7,3% neste ano. De acordo o Ministério do Turismo, até 2022 o Brasil se tornará a terceira maior economia turística, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, influenciando diretamente os serviços de hospedagem.

O desenvolvimento está gerando uma ampliação de vagas. Até 2016, o governo acredita que 800 mil empregos formais serão criados na área, gerando um crescimento anual de 6,64% no número de postos. "Como a hotelaria está se ampliado no Brasil, bons profissionais são cada vez mais requisitados. Os empregos e a demanda por mão de obra qualificada aumentou muito nos últimos anos. Temos cerca de 900 profissionais empregados em nossas três unidades e 70 vagas abertas no momento", afirma a diretora de Recursos Humanos da Rede Tauá de Resorts, Viviane Magalhães.

A diversidade de funções nos empreendimentos está possibilitando o ingresso de vários profissionais. Uma pesquisa recente do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagens) revelou que um em cada 11 empregos no mundo está ligado ao setor. "Dentro de um resort, por exemplo, existem várias áreas como cozinha, restaurante, governança, recepção, eventos, serviços gerais, manutenção, lavanderia, financeiro, administrativo, spa, lazer, entretenimento, recursos humanos, vendas e marketing. um mercado amplo e com grandes oportunidades", explica Viviane Magalhães.

O crescente aumento de empregos na área e a necessidade de uma mão de obra elevaram os rendimentos dos profissionais como alternativa para atrair talentos. De acordo com o IBGE, o valor de salários e remunerações nas áreas envolvidas com o turismo cresceu 117,7% entre 2003 e 2009. Para a diretora de RH da Rede Tauá, a disputa dos hotéis e resorts em oferecer um atendimento de maior qualidade valoriza os profissionais mais capacitados. "Com a grande demanda, as empresas querem oferecer melhores condições para atraírem os trabalhadores mais preparados. Nessa disputa, é preciso selecionar pessoas que se encaixam dentro do perfil e cultura da empresa."

De acordo com Viviane Magalhães, as características mais importantes para ingressar nas empresas de hotelaria são a qualificação técnica na função desejada e o perfil do candidato. "O profissional mais adequado é quem tem um amplo conhecimento técnico da área que atua, sabe ser flexível e lidar com pessoas, tendo simpatia e alegria para servir." A diretora destaca também a necessidade de habilidades em liderança para cargos de gestão, cada vez mais requisitados.


Caeté - A atendente de hotelaria do Tauá Resort Caeté, Grazielle Nascimento Silva, está há dois meses na empresa. Ela se interessou em trabalhar na rede devido às boas recomendações feitas por amigos e vizinhos, que também atuam no empreendimento. "Já tinha ouvido falar que trabalhar no Tauá é muito bom e que a empresa tem vários benefícios. Quando surgiu a oportunidade, aceitei e estou adorando", diz.

Mesmo com pouco tempo no setor, Grazielle Silva percebe diversas oportunidades de crescimento e ascensão profissional. Atualmente, ela se prepara para realizar cursos de gestão e atendimento em hotelaria visando melhorar sua posição. "Existem muitas possibilidades dentro da área. Se a pessoa tiver dedicação, conseguirá se desenvolver. Sigo o exemplo do meu gerente que começou num cargo mais baixo e hoje desempenha um importante papel administrativo."


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.