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Estado de Minas Online ( Nacional ) - MG - Brasil - 29-03-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Avião pousa de barriga

Fokker 100 MK-28 da companhia aérea Avianca, mesmo com problemas mecânicos, faz aterrissagem de emergência no aeroporto de Brasília


Aeronave saiu de Petrolina, interior de Pernambuco, e, depois de passar pela capital federal, seguiria viagem para outros destinos


Brasília - Um avião Fokker-100 da Avianca fez um pouso de emergência no fim da tarde de ontem em uma das pistas do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília. Os 44 passageiros e cinco tripulantes foram retirados da aeronave sem ferimentos por uma rampa dos bombeiros, acionados pela torre de comando. O Fokker 100 da Avianca teve um problema no trem de pouso dianteiro depois de decolar de Petrolina, em Pernambuco. A aterrissagem para uma escala em Brasília estava prevista para as 17h03, mas houve a necessidade de sobrevoo da capital para gastar combustível e evitar uma explosão na operação do pouso de emergência.

Em conversa com os controladores de voo, o piloto do avião, que conduziu a operação com tranquilidade, disse que tudo indicava problema no trem de pouso e tentaria não "assustar" os passageiros. Dezenas de carros e homens do Corpo de Bombeiros estavam na pista. Logo que o avião aterrissou, os bombeiros jogaram espuma na lataria da aeronave. Apenas o trem de pouso traseiro foi usado na aterrissagem, o que é chamado "pouso de barriga". 

Logo após a retirada dos passageiros, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou técnicos para investigar as causas do problema no avião, segundo a assessoria de imprensa da Inframérica, empresa que administra o aeroporto. Em outra nota, a Avianca se limitou a dizer que o avião pousou de forma "segura" e se deu prioridade ao atendimento aos passageiros. Uma parte deles resolveu seguir em suas conexões. Como o aeroporto de Brasília tem duas pistas aptas para pousos e decolagens, o tráfego de aviões não teria sido prejudicado, ainda segundo a Inframérica. As chegadas e saídas previstas para a pista em que o avião da Avianca aterrissou foram transferidas para outra área. 

Horas antes, em Fortaleza, um piloto de um voo também da Avianca solicitou que o aeroporto se preparasse para uma situação de emergência, mas conseguiu pousar normalmente, às 15h46. A informação foi prestada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal. Não havia passageiros nesse voo, apenas a tripulação, que ia para a capital cearense. Ontem, o piloto de avião Eduardo Pfiffer, que trabalhava para a Avianca e que publicou em sua página no Facebook um comentário preconceituoso contra nordestinos porque teria sido mal atendido em um restaurante em João Pessoa (PB), foi demitido. Em nota, a empresa repudia veementemente o comentário atribuído ao seu funcionário

FALHAS EM SÉRIE Em 1991, um avião modelo Fokker-100 se envolveu num incidente, quando, quando o superaquecimento no sistema de freios provocou pânico entre passageiros de uma aeronave da TAM que saiu do Recife com destino a São Paulo. No mesmo ano, outros aviões do mesmo modelo tiveram problemas, como abertura da porta após a decolagem e com os pneus. Cinco anos depois, em outubro de 1996, uma tragédia envolvendo esse modelo deixou 99 mortos. Um Fokker-100 da TAM caiu a menos de dois quilômetros do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em 1997, mais um desastre: uma explosão a bordo de avião que fazia rota São José dos Campos (SP)-São Paulo provocou rombo na fuselagem e um passageiro foi expelido e sete pessoas ficaram feridas.


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