Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 29-03-2014 - 09:59 -   Notícia original Link para notícia
Eventos incrementam os negócios no interior

O turismo ligado a eventos movimenta a economia do interior de Minas Gerais. Com atrações musicais de renome nacional, festas de rodeio e exposições atraem milhares de pessoas, chegando a mais que dobrar a população das cidades sedes dos eventos e também de seus arredores. Com isso, hotéis, restaurantes, salões de beleza e até vendedores ambulantes observam as vendas crescerem consideravelmente.

Entre os dias 30 de abril e quatro de maio acontece a 11a edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show, na cidade de mesmo nome na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Serão mais de 30 atrações, dentre elas Victor e Leo, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Tomate. Durante os cinco dias de evento, o município praticamente dobra sua população, hoje, de 63 mil pessoas. Para a integrante do conselho econômico de Pedro Leopoldo, ngela Paulo, o período corresponde ao Natal para o comércio local.

"É uma sazonalidade importante para o município porque trás um público imenso. Nós recebemos quase 120 mil pessoas na cidade durante os cinco dias de eventos. Então, supermercados, restaurantes, salões de beleza e todo o comércio ficam cheios. Os táxis também lucram muito com corridas para os bairros de Pedro Leopoldo e também para o entorno, já que muitas pessoas se hospedam em outras cidades, como Matozinhos, Lagoa Santa e até Vespasiano. A nossa rede hoteleira fica 100% ocupada. A empregabilidade também aumenta, já que são contratadas muitas pessoas do município e isso é muito relevante economicamente", afirma ngela Paulo.

Ela ainda lembra que moradores da cidade lucram com aluguel de quartos, casas e sítios para os visitantes. Assim como os vendedores ambulantes. "Já ouvi de um vendedor de cachorro quente que as vendas dele são cinco vezes maiores nos dias do rodeio do que em um dia comum", observa. Para ngela Paulo, outro fator importante é a visibilidade que a cidade ganha com a festa. "O evento tem o nome da cidade e está com anúncio em TV aberta, outdoors e várias outras mídias", diz.

A recepcionista do salão de beleza Vera de Oliveira, instalado em Pedro Leopoldo, Juliana Oliveira, afirma que o agendamento para essa época do ano começa com dois meses de antecedência e são atendidos cerca de 300 clientes por dia, o que representa um aumento de 20% em comparação ao resto do ano. "Durante o rodeio o fluxo é intenso, abrimos o salão às 8h da manhã e atendemos até umas 21h30", salienta.


Roupas e sapatos - Sapatarias e lojas de roupa de Pedro Leopoldo ficam tão cheias que quem passa do lado de fora chega a pensar que está havendo uma queima de estoque. Na "Estevan Roupas", especializada em artigos masculinos, a procura costuma ser por jaquetas de couro, cachecóis e calças jeans. A proprietária, Vanilda Perdigão Estevan, diz que o aumento nas vendas é muito próximo do Dia dos Namorados, cerca de 20%.

O coordenador de Marketing do Pedro Leopoldo Rodeio Show, Gilberto Viana, informa que neste ano o evento mudou de data. Nas edições anteriores, ele aconteceu durante o feriado de Corpus Christi. "Em 2014 Corpus Christi será no meio da Copa, então antecipamos para não ter essa concorrência", explica.

Ele informa também que a estrutura do evento conta com quatro palcos, cinco camarotes, arena com arquibancada e praça de alimentação. Para montar essa estrutura e atender ao público, cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no evento como funcionário direto ou indireto.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.